Jó 33:24

Então Deus terá misericórdia dele, e lhe dirá: Livra-o, para que não desça à perdição; já achei o resgate.

Comentário de A. R. Fausset

Entregar – literalmente, “resgatar”; nela e “resgate” há referência à consideração, pela qual Deus perdoa e alivia os sofredores; aqui é principalmente a intercessão de Elihu. Mas a linguagem é forte demais para que seu significado completo seja esgotado por isso. O Espírito Santo sugeriu uma linguagem que recebe sua plena realização apenas na “redenção eterna encontrada” por Deus no preço pago por Jesus Cristo por ela; isto é, seu sangue e intercessão meritória (Hebreus 9:12). “Obtido”, literalmente, “encontrado”; implicando o ardente zelo, sabedoria e fidelidade do descobridor, e a novidade e alegria da descoberta. Jesus Cristo não poderia tê-lo encontrado, mas ainda assim Sua busca era necessária (Bengel), (Lucas 15:8). Deus o Pai é o Finder (Salmo 89:19). Jesus Cristo, o Redentor, a quem Ele diz, Redimir (assim hebraico) de ir, etc. (2Coríntios 5:19).

resgate – usado em um sentido geral por Eliú, mas destinado pelo Espírito Santo em seu sentido estrito aplicado a Jesus Cristo, de um preço pago pela libertação (Êxodo 21:30), uma expiação (isto é, meio de vender de uma só vez isto é, reconciliando “dois” que são alienados), uma cobertura, como da arca com arremesso, típica do que nos cobre pecadores da ira (Gênesis 6:14; Salmo 32:1). A cova é principalmente aqui a sepultura (Isaías 38:17), mas a cova espiritual é principalmente sombreada adiante (Zacarias 9:11). [Fausset, aguardando revisão]

< Jó 33:23 Jó 33:25 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.