João 14:5

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Comentário de E. W. Hengstenberg

Não é sem significado que as palavras “chamado Dídimo” não são adicionadas, como em João 11:16, João 20:24, João 21:2. Mostra-nos que Tomé não exibe aqui seu próprio caráter espiritual peculiar, mas apenas expressa o que era comum a todos. Assim, ele não fala em seu próprio nome, mas em nome de todos; e Jesus, no versículo 7, pressupõe que foi o espírito geral que falou nele. As circunstâncias já estavam começando a ser tais, que as diferenças entre o homem de pedra e o homem da dúvida foram eliminadas. “Todos vós vos escandalizareis por causa de mim esta noite”, disse Jesus, Mateus 26:31, e esta ofensa começou a ser desenvolvida agora mesmo. “Não sabemos para onde vais” deve ser interpretado mais cuidadosamente do que tem sido pela maioria Cristo deve ter falado em vão a Seus discípulos, se eles não tivessem entendido que Ele estava indo para o céu, para a glória do Pai. Ele havia, de fato, em tantas palavras, dito a eles que Ele estava indo para o A casa do Pai, e que a casa desse Pai era o céu, todos os filhos de Israel sabiam muito bem. “Aquele que habita no céu” era, com base em Salmos 2, uma das designações mais comuns de Deus. Mas o entendimento dos discípulos era apenas exterior. Eles estavam completamente afundados em tristeza pela partida de seu Mestre, e em ansiosa solicitude por causa do abandono e perigo que os cercavam. O céu se tornou para eles uma terra desconhecida; eles não podiam acompanhar espiritualmente seu Mestre em o caminho que estava diante Dele. Por isso, eles poderiam, de maneira consciente, apreender por si mesmos o caminho para o céu. Se o caminho de Cristo fosse obscuro, o deles também seria obscuro. Somente quando com um olhar claro eles puderam acompanhar seu Senhor nas regiões de luz além, eles estavam em posição de discernir nEle o caminho claro para o céu. Quando a glória celestial de Cristo foi obscurecida para eles, seus olhos foram necessariamente mantidos para que eles não pudessem discernir o caminho brilhante, o caminho da santidade, Isaías 35:8, que os guiaria deste mundo para o próximo. Este caminho não é outro senão o próprio Cristo; e aquele que não penetrou em uma percepção clara da glória celestial de Cristo, também deve perder Seu rastro na terra. Berlim. Bíblia: “A clareza do conhecimento pode, na hora escura, ser muito obscurecida. Cristo o sol, porém, está lá, embora atrás das nuvens”. [Hengstenberg, aguardando revisão]

< João 14:4 João 14:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.