João 18:37

Disse-lhe pois Pilatos: Logo tu és Rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou Rei. Para isto eu nasci, e para isto vim ao mundo: para dar testemunho à verdade. Todo aquele que é da verdade ouve minha voz.

Comentário de David Brown

Logo tu és Rei? – Não houve sarcasmo ou desdém nesta questão (como Tholuck, Alford e outros alegam), senão a resposta do nosso Senhor teria sido diferente. Colocando ênfase em “tu”, sua pergunta trai uma mistura de surpresa e desconforto, em parte, a possibilidade de haver, afinal, algo perigoso sob a alegação, e em parte de um certo temor que o comportamento de nosso Senhor provavelmente atingiu nele .

Tu dizes que eu sou um rei – é assim mesmo.

Para este fim eu era – “eu tenho sido”.

nascido e para esta causa veio eu – eu sou.

ao mundo: para dar testemunho à verdade – Seu nascimento expressa Sua masculinidade; Sua vinda ao mundo, Sua existência antes de assumir a humanidade: A verdade, então, aqui afirmada, embora Pilatos a captasse pouco, era que Sua Encarnação era expressamente para a assunção do Royalty em nossa natureza. No entanto, em vez de dizer, ele veio a ser um rei, que é o seu significado, ele diz que veio para testemunhar a verdade. Porque isso? Porque, em tais circunstâncias, exigiu uma nobre coragem para não recuar de suas reivindicações reais; e nosso Senhor, consciente de que Ele estava colocando essa coragem, dá uma volta à sua confissão expressiva dela. É a isto que Paulo alude, naquelas palavras notáveis ​​a Timóteo: “Eu te ordeno diante de Deus, que tudo vivifica, e diante de Cristo Jesus, que, na presença de Pôncio Pilatos, testemunhou a boa confissão” (1Timóteo 6:13). Esse ato único da vida de nosso Senhor, Seu corajoso testemunho diante do governador, foi selecionado como um exemplo encorajador da fidelidade que Timóteo deveria mostrar. Como o Senhor (diz Olshausen lindamente) possuía a Si mesmo o Filho de Deus diante do conselho teocrático mais exaltado, assim Ele confessou Sua dignidade real na presença do representante da mais alta autoridade política na terra.

Todo aquele que é da verdade ouve minha voz – Nosso Senhor aqui não apenas afirma que Sua palavra tinha nele um poder auto-explicativo e auto-explicativo, mas gentilmente insinuou o verdadeiro segredo do crescimento e grandeza de Seu reino – como O REINO DA VERDADE, em seu sentido mais elevado, no qual todas as almas que aprenderam a viver e contar todas as coisas, mas a perda da verdade, atraem, por uma atração mais divina, seu próprio elemento; O REI de quem Jesus é, trazendo-os e governando-os por seu poder cativante sobre seus corações. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< João 18:36 João 18:38 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.