João 2:19

Respondeu Jesus, e disse-lhes: Derrubai este Templo, e em três dias o levantarei.

Comentário de E. W. Hengstenberg

É evidente que essas palavras não devem ser referidas, como têm sido por muitos, com base em uma visão errônea do v. 21, meramente à morte e ressurreição de Cristo, deixando de lado inteiramente toda referência ao templo, geralmente assim chamado. A referência ao templo material torna-se necessária pelo fato de que somente nesta hipótese o sinal está em estreita conexão com o procedimento que deve reivindicar. Foi com respeito ao templo material que Cristo assumiu plena autoridade; Ele pode, portanto, apelar apenas para um fato no futuro que provará Sua autoridade sobre este templo. Além disso, a hipótese de que Jesus, quando falou essas palavras, apontou para Seu corpo, é refutada pela circunstância de que então os judeus não poderiam tê-lo entendido, como descobrimos, não apenas aqui no v. 20, mas também em Mateus 26:61; Mateus 27:40 e Marcos 14:57-59. Mas se Ele não fez isso, por este templo poderia ser entendido principalmente, apenas o templo em que a transação ocorreu. Uma terceira razão é que parece impossível separar essas palavras daquelas em Mateus 24:2, onde nosso Senhor, em referência ao templo material, diz aos discípulos:“Não vedes todas estas coisas? Em verdade vos digo. Não ficará aqui pedra sobre pedra, ὃ?ς οὐ? μὴ? καταλυθήσεται.” Finalmente, é dito em Atos 6:13-14, ἔ?στησάν τε μάρτυρας ψευδεῖ?ς λέγοντας , Ὁ? ἄ?νθρωπος οὗ τος οὐ? παύεται λαλῶ?ν ῥ?ήματα κατὰ? τοῦ? τόπου τοῦ? ἁ?γίου [τούτου ] καὶ? τοῦ? νόμου· ἀ?κηκόαμεν γὰ?ρ αὐ τοῦ? λέγοντος ὅ?τι Ἰ?ησοῦ?ς ὁ? Ναζωραῖ ος οὗ τος καταλύσει τὸ?ν τόπον τοῦ τον καὶ? ?λλάξει τὰ? ἔ?θη ἃ? παρέδωκεν ἡ?μῖ?ν Μωϋσῆ?ς . O falso testemunho consistiu em que as falsas testemunhas colocaram a causalidade da destruição inteiramente em Jesus. Assim, porém, segue-se da passagem que Estêvão entendeu a destruição iminente do templo a ser anunciada na declaração de nosso Senhor e que, portanto, ele não a referiu apenas ao corpo de Cristo.

Por outro lado, que não devemos parar com a referência ao templo material, é demonstrado pela impossibilidade desse sentido, como já destacado pelos judeus, e pelo caráter absurdo da declaração assim prestada; e que a referência, enfatizada por João, ao corpo de Cristo, Sua morte e ressurreição, realmente existe, é mostrada pela menção dos três dias e pela comparação da declaração de nosso Senhor m Mateus 12:39-40, segundo a qual o sinal do profeta Jonas, ou uma repetição dele, deve ser dado aos judeus. “Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia; assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra; e como Jonas depois apareceu para eu sinal de julgamento aos ninivitas, assim também o Filho do homem, depois de deixar o coração da terra, aparecerá para um sinal de julgamento a esta geração. Cf. Mateus 16:4.

Já foi apontado em outro lugar que trabalharemos em vão na solução desse enigma sagrado, que o Salvador aqui apresenta aos judeus, enquanto não reconhecermos a identidade essencial do templo, a aparição de Cristo em a carne, e a Igreja do Novo Testamento. O significado foi assim determinado:“Se uma vez (o que fizerdes, fareis) destruir o templo do Meu corpo, e dentro e com ele este templo exterior, o símbolo e penhor do reino de Deus entre vós. , então em três dias levantarei novamente o templo do Meu corpo, e nele e com ele a essência do templo exterior, o reino de Deus.”

“Que João”, observou-se, “assumiu uma estreita relação entre a aparição de Cristo e o templo, já é evidenciado em João 1:14. Que a identidade do templo exterior e do reino de Deus não estava muito longe do entendimento grosseiro dos judeus, é mostrado por Marcos 14:58, onde as testemunhas traduzem assim as palavras de Cristo:ὅ?τι ἐ?γὼ? καταλύσω τὸ?ν ναὸ?ν τοῦ τον τὸ?ν χειροποίητον καὶ? διὰ? τριῶ?ν ἡ?μερῶ?ν ἄ?λλον ἀ?χειροποίητον οἰ κοδομήσω . Esta renderização, além da mudança maliciosa de λύσατε para ἐ?γὼ? καταλύσω , está correto, mas não completo. Das três referências, apenas duas são apreendidas; o terceiro, para o corpo de Cristo, é negligenciado. Isso é destacado por João em seu modo de insinuação, como sendo o menos claro; e apenas um equívoco de sua maneira usual em tais casos poderia induzir em erro a opinião de que ele pretendia negar as duas outras referências.

O significado do templo é mostrado pelo nome, que levava em sua forma mais antiga, Ohel Moed, o tabernáculo da congregação, o lugar onde Deus se reunia com Seu povo. Cf. Êxodo 25:22; Êxodo 29:43:“E ali me encontrarei com os filhos de Israel, e ele será santificado pela minha glória”. Números 17:4 (Heb. ver. 19):“Na tenda da congregação, onde me encontrarei com você”. Tal reunião não era meramente temporária, quando nas principais festas o povo se reunia pessoalmente no santuário. Antes, Jeová sempre se encontra com Seu povo no santuário. Ele está sempre presente e pronto para receber os Seus; e os Seus podem vir a Ele espiritualmente e habitar com Ele, mesmo quando pessoalmente estão longe do santuário. É importante nesta referência que na oração de Salomão na dedicação do templo, 1Reis 8:44; 1Reis 8:48 , é prometido, que as orações daqueles também serão ouvidas, que estão externamente separadas do templo, mas oram com o corpo e a mente voltados para ele. Mas Levítico 16:16 é decisivo; pois, de acordo com isso, todos os filhos de Israel habitam espiritualmente com o Senhor em Seu tabernáculo, que consequentemente não é outra coisa senão uma encarnação da Igreja. Decisivas, também, são muitas passagens nos Salmos, nas quais é designado como o maior privilégio dos crentes, que eles habitam com o Senhor em Seu templo e, portanto, também habitam com Ele, quando estão pessoalmente distantes dele. Cf., por exemplo, Salmos 84:4:“A ave achou uma casa, e a andorinha um ninho para si, os teus altares, ó Senhor de Sabaoth”.

O pássaro e a andorinha são um emblema dos crentes em sua fraqueza e desamparo.

Ver. 5:“Bem-aventurados os que habitam em tua casa”; onde os moradores da casa de Deus não são “seus visitantes constantes”, mas membros da família de Deus em sentido espiritual. Salmos 27:4:“Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei, para que possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida”. Salmos 23:6:“Habito na casa do Senhor por toda a minha vida”. Salmos 15:1; Salmos 27:5; Salmos 61:4:“Permanecerei no Teu tabernáculo para sempre;” Salmos 63:2 . No Salmo 52, um Salmo que, de acordo com o cabeçalho, foi cantado longe do santuário, é dito no vers. 8, “Mas eu sou como uma oliveira verde na casa de Deus;” e de acordo com Salmos 92:13, todos os crentes são plantados na casa do Senhor. Todas essas passagens servem para um comentário ao nome Ohel Moed, e mostram que o encontro juntos era ao mesmo tempo uma morada em conjunto, sendo a relação ininterrupta. Nos profetas também encontramos a mesma representação. “Quem de nós habitará com o fogo devorador? quem entre nós habitará com chamas eternas?” – assim exclamam os ímpios (Isaías 33:14), quando aterrorizados pelos poderosos julgamentos do Senhor. Eles fazem isso com a convicção de que todos os israelitas habitam com o Senhor, ou em Seu santuário, cf. Salmos 5:4; e explicar esse privilégio, de acordo com a experiência que acabaram de ter do caráter do Senhor, como extremamente perigoso. O templo aparece como a morada espiritual de Israel também em Mateus 23:38:a casa na qual o Senhor habitou até agora com eles deve agora ser deixada desolada, a presença do Senhor se afastando dela.

Sendo o templo, portanto, o símbolo e o penhor da conexão de Deus com Seu povo, parecerá bastante natural que o templo ocorra repetidamente como um mero emblema da Igreja. Encontramos tais passagens até mesmo no Antigo Testamento. Em Jeremias 7:14, o povo incrédulo da aliança é repreendido por assumir a prerrogativa do crente, de ser o templo do Senhor. Em Zacarias 6:12, é dito do Messias:“Ele edificará o templo do Senhor”—a Igreja. Em Zacarias 7:3 também, a Igreja de Deus é designada pelo nome da casa de Deus. Em Efésios 2:19, os crentes são declarados da família de Deus; como antigamente eram apenas os judeus, mas agora também são os cristãos gentios. O fato de o templo estar agora destruído não altera o caso, pois era apenas um símbolo. Cf. vers. 21, 22; 1Coríntios 3:16; 2Coríntios 6:16; 1Timóteo 3:15; 1Pedro 2:5.

A conexão de Deus com Seu povo tendo formado o coração do santuário, deve ter sido não apenas um emblema da Igreja, mas ao mesmo tempo um tipo do advento de Cristo, no qual essa conexão foi verdadeiramente completada, e em qual a Igreja recebeu o seu fundamento necessário. Em Cristo, Deus habitou verdadeira e realmente entre Seu povo. Ele tomou sobre Si carne e sangue entre eles e deles; e a Igreja do Novo Testamento é apenas a continuação de Sua aparição na carne, pois para os Seus Ele é o verdadeiro Emanuel sempre até o fim do mundo. Esta relação típica do templo com Cristo é indicada não apenas por João, João 1:14, mas também por Paulo em Colossenses 2:9; Colossenses 1:19.

A palavra “destruir” não deve ser atenuada em uma mera previsão do que será. Deve ser colocado sob o mesmo ponto de vista da ordem a Judas:“O que fizeres, faça-o rapidamente”; e a palavra em Mateus 23:32, πληρώσατε τὸ? μέτρον τῶ?ν πατέρων ὑ?μῶ?ν . Quando os judeus mudaram λύσατε em ἐ?γὼ? καταλύσω , eles descobriram corretamente que Jesus atribuiu a Si mesmo uma causalidade nisso; sua maldade consistia em deixar inteiramente de lado sua própria participação. Ninguém decepciona a Deus. O que o pecador fará, isso ele deve fazer. “Com isso podemos aprender”, diz Anton, “como o conselho de Deus se manifesta em tais casos. Parece que o Todo-Poderoso entregou isto e aquilo inteiramente ao poder dos homens, como foi especialmente a aparição na Paixão de Cristo. Então seus inimigos se alegraram e pensaram:Agora tudo vai dar certo”. Podemos dizer, sem dúvida, que há uma ironia sagrada na palavra λύσατε. Eles pensam em dar um golpe final na obra de Cristo, e são eles mesmos apenas os instrumentos em Suas mãos. [Hengstenberg, aguardando revisão]

< João 2:18 João 2:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.