Lucas 11:2

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Comentário Cambridge

Quando orardes, dizei:Pai. ‘Oração do Senhor’ já havia sido consagrada no Sermão da Montanha (Mateus 6:9-13), mas agora foi entregue mais formalmente como um modelo. Vários paralelos para as diferentes petições da Oração do Senhor foram aduzidos a partir do Talmud, nem haveria nada de estranho em nosso Senhor, assim, carimbando com Sua sanção o que havia de mais sagrado nas petições que Seus compatriotas haviam aprendido do Espírito de Deus. Mas observe que (1) os paralelos são apenas para algumas das cláusulas (por exemplo, não para a quarta e quinta); (2) eles são em sua maioria distantes e imperfeitos; (3) não pode haver certeza quanto à sua prioridade, uma vez que mesmo a parte mais antiga do Talmud (a Mishná) não foi escrita até o segundo século depois de Cristo; (4) eles não estão em nenhum lugar misturados em uma petição incomparável. A beleza transcendente e o valor das lições da Oração do Senhor surgem (i) do tom da santa confiança:- ela nos ensina a nos aproximar de Deus como nosso Pai (Romanos 8:15), tanto no amor quanto no santo temor; (ii) seu altruísmo absoluto:- é oferecido no plural, não apenas para nós, mas para toda a irmandade do homem; (iii) toda a sua espiritualidade:- de suas sete petições, uma é apenas para qualquer benefício terreno, e a outra apenas para os mais simples; (iv) sua brevidade e ausência de todas as repetições vãs (Eclesiastes 5:2); (v) sua simplicidade, que não requer aprendizado, mas apenas santidade e sinceridade para sua compreensão universal. Por estas razões, os Padres o chamaram de “Epítome do Evangelho” e “a pérola das orações”.

[que estas no céu] Salmo 11:4. Esta cláusula, bem como “seja feita a tua vontade como no céu, assim também na terra” e “mas livra-nos do mal”, estão ausentes em alguns manuscritos e podem ser adições do texto de Mateus . Nesse caso, a oração seria assim:Ó Pai! Santificado seja o Teu nome. Venha o teu reino. Dê-nos o pão de cada dia. E perdoa-nos os nossos pecados, porque também perdoamos a todos os que nos têm dívidas. E não nos deixes cair em tentação.

santificado seja o teu nomev – isto é, santificado, tratado como santo. “Santo, Santo, Santo” é a adoração dos Serafins (Isaías 6:3). O ‘nome’ de Deus é usado para todos os atributos de Seu ser.

venha o teu Reino. Parece ter havido uma glosa inicial, ou leitura:“Desça sobre nós o Teu Espírito Santo e nos purifica” (mencionado por São Gregório de Nazianzo).

[seja feita a tua vontade]. Esta foi a única regra da vida de Cristo, João 5:30; João 6:38.

[como no céu]. “Bendito seja o Senhor, vós, seus anjos, que se sobressaem em força, que guardam os seus mandamentos, dando ouvidos à voz da sua palavra”, Salmos 103:20. [Cambridge, aguardando revisão]

< Lucas 11:1 Lucas 11:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.