Lucas 12:10

E a todo aquele que disser alguma palavra contra o Filho do homem, lhe será perdoado, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.

Comentário do Púlpito

E a todo aquele que disser alguma palavra contra o Filho do homem, lhe será perdoado. E, no entanto, mesmo aquela ofensa, que consistia em bancar o renegado e o covarde; que se recusou a sofrer por ele aqui; que, por medo servil do homem, consentiu em abandonar sua causa pura e justa; – aquela ofensa, que seria proclamada diante dos anjos do céu, acabaria por encontrar o perdão. Alguns comentaristas apontam, como ilustração disso, o fato do Senhor moribundo orando na cruz por seus assassinos; mas a ofensa aludida aqui, que no final deveria ser apagada, era de uma tintura muito mais profunda. Ele orou em sua cruz por aqueles romanos que pecaram, mas pecaram diante da pouca luz. Mas esse perdão devia ser estendido aos homens que, por temor aos homens e amor ao mundo, deveriam negar aquele que sabiam ser seu Redentor. Esta é uma das passagens mais promissoras que trata do pecado para ser eventualmente perdoado, em todo o Novo Testamento. Mas mesmo aqui não há uma chamada redenção universal anunciada, pois na frase seguinte o Senhor continua a falar de um pecado que ele enfaticamente disse que nunca terá perdão.

mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado. O que é esse pecado terrível? Precisamos apenas falar de sua conexão neste lugar. Aqui não há possibilidade de engano; foi aquele ódio determinado à santidade, aquele terrível amor de si mesmo, que induziu os líderes fariseus a atribuir suas obras benéficas e amorosas ao espírito do mal e das trevas. A acusação não foi fortuita, fruto do impulso ou da paixão. Aqueles que o acusaram sabiam melhor. Eles o ouviram ensinar, não uma vez, mas com freqüência; eles tinham visto suas obras; e ainda, embora soubessem que toda a vida e pensamentos e aspirações eram verdadeiros, que estavam cônscios de que cada palavra e obra eram sagradas, justas e puras, a fim de atingir seus próprios fins egoístas, simplesmente porque sentiram sua vida e ensino iria interferir com eles, eles ousaram atribuir ao diabo o que seus próprios corações lhes disseram que vinha direto de Deus. Este pecado, agora como então, o misericordioso Salvador nos diz que não tem perdão. [Pulpit, aguardando revisão]

< Lucas 12:9 Lucas 12:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.