Marcos 9:2

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago, e João, e os levou à parte, sozinhos, para um alto monte; e transfigurou-se diante deles.

Comentário do Púlpito

Seis dias depois. Lucas 9:28 diz:”Cerca de oito dias depois dessas palavras.” Não há discrepância real aqui. Foram seis dias inteiros que se interpuseram entre as palavras de nosso Senhor e a própria Transfiguração.

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago, e João. Ele escolheu esses três, como líderes entre os discípulos, e mostrou-lhes sua glória, porque também pretendia mostrar-lhes depois sua amarga agonia no jardim. Esse esplendor magnífico – essa “glória excelente”, como 2Pedro 1:17 a descreve – isso, junto com a voz do Pai, “Este é meu Filho amado”, asseguraria a eles que Cristo era verdadeiramente Deus, mas que sua divindade essencial foi escondido pelo véu da carne; e que, embora ele estivesse para ser crucificado e morto, sua Divindade não poderia sofrer ou morrer. Foi uma evidência de antemão, uma evidência prospectiva, de que ele sofreu a morte, mesmo a morte de cruz, não constrangido pela enfermidade ou necessidade, mas por sua própria vontade, para a redenção do homem. Era claro que, visto que ele poderia assim revestir seu corpo com a glória divina, ele poderia ter se salvado da morte se assim o quisesse. Ele leva consigo Pedro, Tiago e João. A referência de Pedro à transfiguração (a que acabamos de aludir) mostra a impressão profunda e duradoura que isso causou em sua mente. Tiago também estava lá, como um dos primeiros a morrer por sua causa. João também estava com eles, que, tendo visto a glória do Filho de Deus, que não está sujeita a limites de tempo, pode ousar enviar seu grande testemunho:”No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e a Palavra era Deus. ”

e os levou à parte, sozinhos, para um alto monte. “É necessário para todos”, diz Remigius, “que desejam contemplar a Deus, que não se rastejem em meio a pensamentos e desejos baixos, mas sempre sejam elevados às coisas celestiais. E assim, nosso Senhor estava ensinando seus discípulos que não deveriam procure o brilho da glória divina nas profundezas deste mundo, mas no reino da bem-aventurança celestial. E ele os conduz à parte, porque os homens santos estão na intenção e no desejo separados do mal, pois estarão totalmente separados dele em o mundo vindouro. Pois os que buscam as glórias da ressurreição, devem agora em coração e mente habitar nas alturas e buscar essas glórias pela oração contínua. ” Para uma montanha alta. Uma tradição da época de Jerônimo identifica esta montanha com o Tabor, na Galiléia. Mas há duas objeções de peso a esta visão:(1) que nosso Senhor estava neste momento nas vizinhanças de Cesaréia de Filipe, a uma distância considerável de Tabor, e (2) que há fortes razões para acreditar que Tabor tinha neste momento uma fortaleza em seu cume. Deve ser lembrado que Cesaréia de Filipe estava aos pés do Líbano; e as esporas do Líbano apresentariam várias eminências correspondendo à descrição, “uma alta montanha (ὄρος ὑψηλὸν)”. O Monte da Transfiguração era com toda probabilidade Hermon, uma posição de extrema grandeza e beleza, seus picos nevados dominando toda a extensão da Palestina. “No alto”, diz Dean Stanley, “em suas encostas ao sul deve haver muitos pontos onde os discípulos poderiam ser ‘separados por eles mesmos’. Mesmo a comparação transitória do esplendor celestial com a neve, onde só ele podia ser visto na Palestina, não deveria, talvez, ser totalmente esquecida. De qualquer forma, as remotas alturas acima das nascentes do Jordão testemunharam o momento em que, sua obra terminada sua própria esfera peculiar, ele se dispôs pela última vez a subir a Jerusalém. ” Embora compelidos a afastar de nossas mentes a velha tradição do Tabor como o cenário da Transfiguração, ainda pensamos naquela montanha como perto de Nazaré, onde nosso Senhor foi criado; e de Hermon, onde foi transfigurado, conforme nos regozijamos no cumprimento da antiga profecia:”Tabor e Hermon se alegrarão em teu nome.”

e transfigurou-se diante deles. A forma de sua aparência mudou. Não foi uma ilusão, nenhuma aparência imaginária, mas uma transformação real. Era a glória Divina dentro dele manifestando-se por meio de sua humanidade; e ainda não aquela glória da Divindade que nenhum homem viu ou pode ver; mas tal manifestação que os discípulos podem em algum grau contemplar a glória e majestade da Divindade através do véu de sua carne. Nem, podemos acreditar, nosso Senhor em sua transfiguração mudou a essência ou a forma de seu semblante. Mas ele assumiu um esplendor poderoso, de modo que, como nos diz São Mateus 17:2, “seu rosto brilhou como o sol”. [Pulpit, aguardando revisão]

< Marcos 9:1 Marcos 9:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.