Mateus 22:40

Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Comentário Barnes

Destes dois mandamentos dependem… – Ou seja, eles abrangem a substância do que Moisés na lei e o que os profetas falaram. O que eles disseram foi para tentar ganhar pessoas para amar a Deus e amar uns aos outros. O amor a Deus e ao homem compreende toda a religião, e produzir isso foi o desígnio de Moisés, dos profetas, do Salvador e dos apóstolos.

Marcos Marcos 12:32-34 acrescenta que o escriba disse:“Muito bem Mestre, tu disseste a verdade”; e que consentiu no que Jesus tinha dito, e admitiu que amar a Deus e aos homens desta maneira era mais do que todos os holocaustos e sacrifícios, isto é, de maior valor ou importância. Jesus, em resposta, disse-lhe que não estava “longe do Reino do céu”; em outras palavras, com a sua resposta, ele havia mostrado que estava quase preparado para receber as doutrinas do evangelho. Ele havia evidenciado um tal conhecimento da lei a ponto de provar que estava quase preparado para receber os ensinamentos de Jesus.

Marcos e Lucas dizem que isso teve um efeito tal que nenhum homem depois disso lhe fez nenhuma pergunta (Lucas 20:40; Marcos 12:34). Isto não significa que nenhum dos seus discípulos tenham feito perguntas a ele, mas nenhum dos judeus. Ele tinha confundido todas as seitas deles – os herodianos (Mateus 22:15-22); os saduceus (Mateus 22:23-33); e, por último, os fariseus (Mateus 22:34-40). Encontrando-se incapazes de confundi-lo, todos desistiram por fim tentativa. [Barnes]

< Mateus 22:39 Mateus 22:41 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.