Mateus 22:43

Jesus lhes disse: Como, pois, Davi, em espírito, o chama Senhor, dizendo:

Comentário do Púlpito

lhes disse. Eles haviam respondido com bastante fluência, sem saber o que viria de sua admissão natural; agora, Cristo coloca diante deles uma dificuldade que poderia tê-los levado a fazer uma pausa e refletir sobre o que essa afirmação poderia conotar.

Como, pois; Se Cristo é o filho de Davi, como então, em que sentido isso pode ser dito, etc.?

Davi, em espírito, o chama Senhor. “Em espírito” significa falar sob a inspiração do Espírito Santo – um argumento certamente a favor da autoridade divina do Antigo Testamento, quando “homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo” (2Pedro 1:21). Cristo prossegue citando uma passagem do Salmo 110:1-7, reconhecida pelos judeus como davídica e messiânica. Ambas as posições foram questionadas nos dias modernos, e os críticos céticos presumiram, portanto, inferir ignorância ou engano da parte de Cristo; isto é, ou que ele não sabia que a autoria foi erroneamente atribuída a Davi, e que o salmo realmente se referia aos tempos dos Macabeus, ou que, sabendo desses fatos, ele deliberadamente os ignorou e endossou um erro popular a fim de dar cor ao seu argumento . A declaração de tal acusação contra nosso Senhor é uma refutação suficiente. A tradição universal, que se estende até hoje, que deu ao salmo uma interpretação messiânica, é certamente mais digna de crédito do que uma teoria elaborada no século atual, que em nenhum aspecto diz respeito ao significado natural da linguagem, e pode ser feita a apóie a nova ideia apenas por meio de acomodações forçadas e irreais. Ao falar de Davi como tendo proferido as palavras citadas, Cristo não declara formalmente que esse rei escreveu o salmo; ele meramente dá a visão aceita que o classificou como davídico. A autoria não importou em sua aplicação; seu argumento era igualmente válido, fosse quem fosse o escritor. [Pulpit, aguardando revisão]

< Mateus 22:42 Mateus 22:44 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.