Mateus 23:9

E não chameis a ninguém na terra vosso pai; porque o vosso Pai é um: aquele que está nos céus.

a ninguém chameis na terra vosso pai (compare com 2Reis 2:12; 6:21; 13:14Jó 32:21-22Atos 22:11Coríntios 4:151Timóteo 5:1-2Hebreus 12:9). “Pai” (abba no aramaico) e “guia” (Mateus 23:10) também são títulos dos escribas, sendo o primeiro usado principalmente como um prefixo para o nome, por exemplo Abba Shaul. Alguns cristãos interpretam essas proibições literalmente e dizem que é anticristão usar títulos de respeito como ‘Reverendo’, ‘Pai em Deus’ e outros semelhantes, que correspondem aos títulos dos escribas. Mas o que Jesus condenou não foram os próprios títulos, mas sim as pretensões presunçosas que os títulos implicavam. Os rabinos, na realidade, se colocaram no lugar de Deus e quase em igualdade com ele. Suas tradições eram mais obrigatórias do que a Lei, e eram consideradas, em certo sentido, obrigatórias para Deus. Um rabino chegou ao ponto de ser enterrado com vestes brancas para mostrar que era digno de aparecer perante seu Criador. Diz-se que outro foi chamado ao céu por Deus para resolver um ponto da lei da purificação cerimonial (compare com Mateus 15:2).

porque o vosso Pai é um (compare com 32Malaquias 1:6Romanos 8:14-172Coríntios 6:181João 3:1).

< Mateus 23:8 Mateus 23:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.