Mateus 24:13

Mas o que perseverar até o fim, esse será salvo.

Uma palavra de consolo em meio ao refrão do lamento. A paciência e a perseverança serão coroadas no final. O fim significa principalmente a destruição de Jerusalém, e a salvação prometida é segurança naquele dia de perigo. Acredita-se que nenhum cristão pereceu no cerco ou depois dele (ver Mateus 24:16). Mas τέλος (fim), aqui usado sem o artigo (diferentemente dos versos 6 e 14), não deve se restringir a um sentido, mas deve ser tomado de maneira mais geral, como uma verdade universal, equivalente a “finalmente”, enquanto resistência é necessária. E a salvação deve se referir à sentença da alma no último dia, não a uma mera segurança do corpo e da vida. O que a máxima diz é isso: a perseverança paciente no bem fazer, a resignação sob perseguições e aflições, conservando firme a fé, mesmo que leve ao martírio – isto conquistará a coroa da bênção eterna. O cristão não se deve deixar levar por falsos mestres, nem se ofender pela predominância de escândalos, nem deixar que seu amor se esfrie, se quiser receber a recompensa, participar da glória do Messias e salvar sua alma. [Pulpit, 1897]

< Mateus 24:12 Mateus 24:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.