Mateus 26:25

E Judas, o que o traía, perguntou: Por acaso sou eu, Rabi? Jesus lhe disse: Tu o disseste.

Comentário de J. A. Broadus

Judas (ver em Mateus 27:3).

perguntou. Embora não tivesse sido diretamente questionado, Judas se sentiu envolvido nas declarações incisivas que haviam sido ditas (Mateus 26:21-24). Como os outros discípulos estavam perguntando, ele provavelmente achou que também deveria perguntar, para que o silêncio não o denunciasse.

Por acaso sou eu, Rabi? Ele usa a mesma partícula interrogativa que em Mateus 27:22, sugerindo a expectativa de uma resposta negativa. Ele não diz “Senhor”, como os outros, mas usa “Rabi”, assim como em Mateus 26:49; no entanto, essa diferença não deve ser exagerada, pois os discípulos frequentemente chamavam Jesus de Rabi (compare com Mateus 8:19).

Tu o disseste, ou seja, afirmaste o que é verdade. Essa era uma forma comum de resposta afirmativa, encontrada também em Mateus 26:64 e presente no Talmude.

Aqui, Jesus rejeita solenemente a sugestão de uma resposta negativa e trata a pergunta de Judas como praticamente uma confissão (Lutter). Esse é o momento representado no famoso afresco de Leonardo Da Vinci, “A Última Ceia”, que todos já viram em alguma gravura; Judas acaba de receber a resposta afirmativa. Claro, não devemos imaginar os convidados sentados, como na pintura, pois sabemos que eles estavam reclinados. Veja uma representação engenhosa da provável cena, com um desenho da mesa, em Edersheim, II, 494. A pergunta de Judas e a resposta em Mateus (não encontrada em Marcos ou Lucas) são registradas de forma tão geral que não fica claro se a resposta era também conhecida pelos outros. João traz um relato mais detalhado, aparentemente sobre o mesmo episódio, diferindo na forma, mas não no conteúdo, do resumo de Mateus. Ele diz que os discípulos estavam confusos sobre quem Jesus estava falando, e que Pedro fez um sinal para João, que estava reclinado ao lado de Jesus, perguntando quem seria. Então, Jesus respondeu, aparentemente em voz baixa, que seria aquele a quem ele daria um pedaço de pão molhado. Logo em seguida, ele molhou o pão e o deu a Judas, que imediatamente saiu para a noite. Em conexão com esse sinal dado a João, nosso Senhor pode ter dado uma resposta oral à pergunta de Judas, como registrado em Mateus, ou os fatos podem ser harmonizados de outras maneiras.

De acordo com a ordem em Mateus e Marcos, Judas saiu antes da instituição do memorial do pão e do vinho. Lucas parece colocar os eventos de forma diferente; mas vimos que ele parece relatar a instituição do pão e do vinho imediatamente após mencionar o primeiro cálice pascal (Lucas 22:17-20), e então retorna para falar sobre o falso discípulo. Se for assim, Lucas não ensina que Judas estava presente na instituição e participou do pão e do cálice. O caso não é totalmente claro, mas essa é a maneira mais natural de combinar os relatos. Portanto, não há razão para entender que uma pessoa flagrantemente perversa tenha sido conscientemente admitida para participar dessa ordenança. [Broadus, 1886]

< Mateus 26:24 Mateus 26:26 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.