Mateus 26:65

Então o sumo sacerdote rasgou suas roupas, e disse: Ele blasfemou! Para que necessitamos mais de testemunhas? Eis que agora ouvistes a sua blasfêmia.

Comentário de J. A. Broadus

Mateus 26:65 e seguintes. O sumo sacerdote alcançou seu objetivo e passa a enfatizar a confissão de Jesus.

rasgou suas roupas – a expressão comum de tristeza, horror (Atos 14:14) ou outra emoção violenta e incontrolável. Esse costume, que também existia entre os primeiros gregos e romanos, provavelmente originou-se (segundo Bengel) no fato de que emoções intensas muitas vezes fazem as roupas parecerem sufocantes. “Rasgou” é um verbo composto que significa rasgar completamente; compare com 2Reis 18:37 e 2Reis 19:1. Marcos usa um termo mais específico, que se refere às vestes de baixo, das quais várias eram usadas às vezes; veja em Mateus 5:40. O Talmude (Lightfoot) orienta que, quando os juízes em um caso de blasfêmia rasgam suas vestes, elas não devem ser costuradas novamente. Maimônides mostra que, pelo menos em seu tempo, até mesmo essa expressão de emoção incontrolável havia se formalizado pela tradição: o homem rasgava todas as vestes, exceto a mais interna e a mais externa, e rasgava da frente do pescoço para baixo, na extensão de uma mão. O sumo sacerdote era proibido pela lei (Levítico 10:16; 21:10) de rasgar suas vestes, mas isso se aplicava ao luto pelos mortos, porque tal luto o tornaria impróprio para o cumprimento de suas funções oficiais, e não era entendido como uma proibição em outras ocasiões; veja exemplos em 1 Macabeus 11:71; e em Guerras dos Judeus, de Josefo, 2, 15, 4.

Ele blasfemou. Não é totalmente claro, mas parece provável que o sumo sacerdote tenha entendido a frase “Filho de Deus” como uma reivindicação de divindade; compare com Lucas 22:70. De qualquer modo, Jesus afirmou isso de maneira clara nas palavras adicionais sobre “sentar-se à direita do Poder”, etc. Em João 5:18, ele foi acusado de “fazer-se igual a Deus” por dizer que “Deus era seu Pai”, e em João 10:30, por dizer “Eu e o Pai somos um”, os judeus buscaram apedrejá-lo “porque, sendo homem, te fazes Deus”. É muito difícil determinar exatamente o que os judeus queriam dizer com essas acusações, pois expressões acusatórias tendem a ser mais fortes do que as declarações em situações calmas. Contudo, essa questão não é importante para nós, uma vez que o Salvador não deixou dúvidas quanto ao significado de sua resposta, e o Novo Testamento, como um todo, ensina que Jesus Cristo é o Filho de Deus no sentido mais alto e pleno. E, certamente, se Jesus fosse apenas um mestre humano, ele teria explicado isso naquele momento. [Broadus, 1886]

< Mateus 26:64 Mateus 26:66 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.