Mateus 28:15

Eles tomaram o dinheiro e fizeram como foram instruídos. E este dito foi divulgado entre os judeus até hoje.

Comentário de J. A. Broadus

e fizeram como foram instruídos. Os líderes, sem dúvida, permaneceram quietos até depois de Pentecostes, quando os discípulos começaram a declarar e a provar que Jesus havia ressuscitado, e então fizeram os soldados contar sua falsa história.

até hoje, o tempo em que Mateus escreveu seu Evangelho, compare com Mateus 27:8. Justino Mártir diz ao judeu Trifão (cap. 108): “Vocês (os judeus) selecionaram homens e os enviaram por todo o mundo, proclamando que uma certa seita ateísta e sem lei surgiu de um tal Jesus, um enganador galileu, a quem crucificamos, mas seus discípulos o roubaram à noite do túmulo e enganam as pessoas dizendo que ele ressuscitou dos mortos e ascendeu ao céu.” A lenda medieval judaica chamada “Toldoth Jeshu” expande essa alegação.

Ainda são feitas tentativas, por homens cujas teorias não podem ser sustentadas de outra forma, para descartar o fato da ressurreição de nosso Senhor. Nenhum crítico inteligente atualmente sustenta que Jesus não morreu de verdade, ou que ele morreu, mas sua ressurreição foi uma mera farsa por parte de seus discípulos. A teoria agora comum entre os críticos descrentes é que foi uma visão, ou, de alguma forma, uma ilusão por parte deles. Esses homens não são meros inquiridores imparciais em busca da verdade, como às vezes afirmam; eles precisam explicar o cristianismo, acreditando que ele não tem nada de sobrenatural, e ainda assim é uma grande força no mundo; como oferecendo os mais nobres ensinamentos éticos, apresentando o caráter incomparável de Cristo, e sendo indiscutivelmente baseado na crença de seus propagadores em um Salvador ressuscitado. Naturalmente, homens tão engenhosos farão algum esforço plausível para explicar as evidências ou lançar alguma dúvida sobre o assunto, assim como advogados habilidosos sabem fazer com o caso mais fraco. Veja um exame de suas teorias em Milligan, Lect. III, e discussões breves e vigorosas em Geder, Weiss (“Vida”), e Edersheim; veja também uma refutação curiosa e poderosa dessas teorias céticas por Keim, com base em fundamentos tão racionalistas quanto os próprios. O grande fato permanece. Westcott (“Evangelho da Ressurreição”): “Foi mostrado que a ressurreição não é um evento isolado na história, mas ao mesmo tempo o fim e o início de vastos desenvolvimentos de vida e pensamento; que é o clímax de uma longa série de dispensações divinas que encontram nela sua complementação e explicação; que formou o ponto de partida de toda a sociedade moderna progressiva, apresentando-se sempre sob novas luzes, de acordo com as necessidades imediatas da época.” Depois de reafirmar as evidências, ele acrescenta: “Tomando todas as evidências em conjunto, não é exagero dizer que não há um único incidente histórico melhor ou mais diversamente apoiado do que a Ressurreição de Cristo.” E lembremos o quanto esse grande fato carrega consigo. A ressurreição de Cristo estabelece a origem divina de sua missão e ensinamentos; ela dá a sanção de Deus a todas as suas reivindicações, e ele reivindicou ser o Messias, falar com autoridade divina, ser um com Deus. Romanos 1:4. Hanna: “Jesus colocou publicamente em risco sua reputação como o Cristo de Deus, na ocorrência desse evento. Quando desafiado a dar algum sinal em apoio de suas pretensões, foi à sua futura ressurreição dos mortos, e apenas a ela, que ele apelou. (João 2:20, Mateus 12:38-41) Muitas vezes, e em termos incapazes de serem mal interpretados, nosso Senhor previu sua ressurreição. Ela carregava, portanto, consigo uma tripla prova da divindade da missão de nosso Senhor. Foi o cumprimento de uma profecia, bem como a realização de um milagre; esse milagre realizado, e essa profecia cumprida, em resposta a um apelo solene e confiante feito previamente por Cristo a este evento como o testemunho supremo de sua messianidade.” [Broadus, 1886]

< Mateus 28:14 Mateus 28:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.