Mateus 9:15

E Jesus lhes respondeu: Podem, por acaso, os convidados do casamento andar tristes enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão, quando o noivo lhes for tirado, e então jejuarão.

os convidados do casamento (“os filhos das bodas”, ACF) – ou seja, os amigos do noivo, que, em meio ao canto e ao toque de instrumentos, conduziam a noiva, com suas acompanhantes, até a casa do noivo e da noiva, e permaneciam para participar da festa de casamento, que geralmente durava sete dias. Aqui os “convidados do casamento” são os discípulos de Cristo. Cristo foi primeiramente chamado de noivo pelo próprio Batista (Jo 3:29).

quando o noivo lhes for tirado. A primeira predição da morte de Jesus no evangelho de Mateus.

e então jejuarão. Referindo-se à tristeza dos discípulos de Cristo após Sua morte. As palavras, porém, talvez possam ser consideradas como sugerindo um lugar permanente para o jejum no sistema cristão de devoção, mas menos proeminente do que no sistema austero de João e no sistema formal do Judaísmo farisaico (veja em Mateus 6:16). [Dummelow, 1909]

< Mateus 9:14 Mateus 9:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.