Miquéias 7:18

Quem é Deus como tu, que perdoa a maldade, e ignora a transgressão do restante de sua herança? Ele não retém para sempre sua ira, porque ele tem prazer na bondade.

Comentário de A. R. Fausset

Quem é Deus como tu. Miqueias aqui faz alusão ao significado de seu próprio nome: “Quem é um Deus como o Senhor?” Esse desafio foi inicialmente dirigido ao paganismo e aos seus falsos deuses no cântico de Moisés, após Deus ter executado julgamento sobre os deuses do Egito primeiro, e depois sobre Faraó no Mar Vermelho (Êxodo 15:11: “Quem é como tu, ó Senhor, entre os deuses? Quem é como tu, glorioso em santidade, terrível em louvores, fazendo maravilhas?”). Os profetas eram combatentes de Deus pela verdade contra a crescente apostasia em Israel. Assim também em Judá, quando a mesma luta estava começando entre Yahweh de um lado e os ídolos e apóstatas judeus do outro, Miqueias é enviado do lado do Senhor para vindicar Sua glória e misericórdia incomparáveis. Até então, não havia oposição organizada aos profetas de Deus; por exemplo, não aparece nenhuma em Joel. A partir do tempo de Miqueias, a oposição é constantemente notada por cada profeta sucessivo — Isaías, Habacuque, Sofonias e Jeremias.

que perdoa a maldade, e ignora a transgressão — não fechando os olhos para ela, mas perdoando-a; deixando-a sem punição, como um viajante que passa por algo que escolhe não examinar (Provérbios 19:11: “A glória do homem é passar por cima da transgressão”). Em contraste com Amós 7:8: “Não passarei mais por eles”, e “marcar iniquidades”, Salmos 130:3: “Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?”

do restante de sua herança? — aqueles que serão permitidos sobreviver ao julgamento anterior: o remanescente eleito pela graça (Miqueias 4:7; 5:3, 7-8, “o remanescente de Jacó”).

Ele não retém para sempre sua ira — (Salmos 103:9: “Não contenderá perpetuamente, nem para sempre se conservará irado”; Isaías 57:16: “Não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei”).

porque ele tem prazer na bondade. O perdão de Deus está fundamentado em Sua natureza, que “se deleita em bondade”, e é avesso à ira. [Fausset, 1866]

< Miquéias 7:17 Miquéias 7:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.