Neemias 1:6

Estejam, pois, os teus ouvidos atentos, e teus olhos abertos, para ouvires a oração de teu servo, que eu oro hoje diante de ti dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e confesso os pecados dos filhos de Israel que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.

Comentário de H. E. Ryle

Estejam, pois, os teus ouvidos atentos. A palavra “atentos” não é muito comum no original. Ocorre novamente em Neemias 1:11, Salmo 130:2, 2Crônicas 6:40, 2Crônicas 7:15. A Septuaginta traduz como πρόσεχον.

e teus olhos abertos. Esperaríamos que esta sentença viesse primeiro, como em 2Crônicas 6:40 e 2Crônicas 7:15. No entanto, não precisamos supor as palavras “para a miséria do teu povo” ou “para aquele que ora”. Um trecho semelhante em 1Reis 8:52, “que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo”, mostra que a metáfora não deve ser interpretada de maneira muito literal.

para ouvires a oração de teu servo. Compare 1Samuel 3:9-10; 1Samuel 23:10; 2Samuel 7:20.

hoje diante de ti dia e noite. “Hoje” refere-se aos “alguns dias” mencionados em Neemias 1:4: não significa que ele tenha ido à presença do rei no dia desta oração.

A Vulgata diz “hodie nocte et die”. Cf. Atos 20:31 “noite e dia, com lágrimas”.

pelos filhos de Israel, teus servos – isto é, em favor deles. Apesar de seu pecado e desobediência, os filhos de Israel ainda são servos de Deus, cf. Levítico 25:55; Isaías 63:17. A frase exata usada aqui não ocorre em outro lugar. Mas a relação ideal permanente, apesar de todo fracasso ou rebelião, é frequentemente expressa nos profetas; cf. “Jacó, meu servo”, usado em Isaías (Isaías 41:8; Isaías 44:2 &c.), Jeremias (Jeremias 30:10; Jeremias 46:27-28), Ezequiel 37:25.

confesso. Veja em Esdras 10:1.

os pecados dos filhos de Israel que pecamos contra ti… Neemias se identifica com a culpa do povo. Cf. Moisés em Êxodo 34:9 “Perdoa nossa iniquidade e nosso pecado”.

também eu e a casa de meu pai pecamos – isto é, nem o indivíduo nem a família estão isentos da responsabilidade do pecado nacional. Foi observado que, se Neemias pertencesse à casa de Davi, haveria uma adequação especial nessas palavras. De acordo com uma tradição (Eusébio), ele era da tribo de Judá. [Ryle, 1901]

Comentário de Keil e Delitzsch 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Neemias 1:5 Neemias 1:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.