Romanos 14:19

Sigamos, pois, as coisas que resultam em paz e edificação de uns aos outros.

Comentário Barnes

Sigamos, pois… – O objetivo deste versículo é persuadir a igreja de Roma a deixar de lado suas causas de contenda e a viver em harmonia. Esta exortação é fundada nas considerações que o apóstolo apresentou, e pode ser considerada como a conclusão à qual o argumento o conduziu.

as coisas que resultam em paz– Os propósitos e objetivos elevados da religião cristã, e não aqueles assuntos menores que produzem contendas. Se os homens visarem os grandes objetivos propostos pela religião cristã, eles viverão em paz. Se procurarem promover seus fins privados, seguir suas próprias paixões e preconceitos, envolver-se-ão em contendas e contendas. “Há” grandes objetivos comuns diante de “todos” os cristãos nos quais eles podem se unir e na busca dos quais cultivarão um espírito de paz. Que todos eles se esforcem pela santidade; que procurem espalhar o evangelho; que se empenhem em divulgar a Bíblia, ou em fazer o bem de qualquer maneira aos outros, e seus assuntos menores de diferença se tornarão relativamente sem importância, e eles se unirão em um grande propósito de salvar o mundo. Os cristãos têm mais coisas em que “concordam” do que em que diferem. Os pontos em que eles estão de acordo são de importância infinita; os pontos em que eles diferem são comumente alguns assuntos menores em que eles podem “concordar em divergir”, e ainda nutrir amor por todos os que carregam a imagem de Cristo.

e edificação de uns aos outros– Isto é, aquelas coisas pelas quais podemos dar “ajuda” a nossos irmãos; as doutrinas, exortações, conselhos e outros auxílios que podem beneficiá-los em sua vida cristã.

edificação – A palavra “edificar” significa propriamente “construir”, como uma casa; em seguida, “reconstruir” ou “reconstruir”; depois para adornar ou enfeitar; então fazer qualquer coisa que confira favor ou vantagem, ou que promova um objetivo. Aplicado à igreja, significa fazer qualquer coisa por meio de ensino, conselho, conselho, etc. que tenda a promover seu grande objetivo; para ajudar os cristãos, para capacitá-los a superar dificuldades, remover sua ignorância, etc .; Atos 9:31 ; 1Coríntios 8:1 ; 1Coríntios 14:4 . Nessas expressões, a idéia de um “edifício” é mantida, erguida sobre uma pedra angular sólida e experimentada, o Senhor Jesus Cristo; Efésios 2:20 ; Isaías 28:16 . Compare Romanos 9:33. Os cristãos são assim considerados, de acordo com a nobre ideia de Paulo Efésios 2:20-22 , como um grande templo erigido para a glória de Deus, sem interesses separados, mas como unidos por um objetivo e, portanto, obrigados a fazer tudo o que for possível, para que cada um seja adequado ao seu lugar apropriado e desempenhe sua função apropriada no aperfeiçoamento e adorno deste templo de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 14:18 Romanos 14:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.