Romanos 14:23

Mas aquele que tem dúvida, se comer, é culpado, porque não foi pela fé; e tudo que não é pela fé é pecado.

Comentário Barnes

Mas aquele que tem dúvida – Aquele que não está totalmente satisfeito em sua mente; que não o faz com a consciência limpa. A margem foi traduzida corretamente:“Aquele que discerne e põe diferença entre as carnes”. Aquele que acredita conscienciosamente, como o judeu, que a lei levítica a respeito da diferença entre as carnes era obrigatória para os cristãos.

é culpado – aplicamos essa palavra quase exclusivamente ao castigo futuro dos ímpios no inferno. Mas é importante lembrar, ao ler a Bíblia, que este não é necessariamente o seu significado. Significa propriamente “condenar”; e aqui significa apenas que a pessoa que violasse os ditames de sua consciência incorreria em culpa e seria culpada por fazê-lo. Mas não afirma que ele inevitavelmente afundaria no inferno. A mesma construção deve ser colocada na expressão em 1Coríntios 11:29 :“Aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação”.

porque … – “Tudo o que não é feito com plena convicção de que é certo, é pecaminoso; tudo o que é feito quando um homem duvida que é certo, é pecado.” Esta é evidentemente a interpretação justa deste lugar. Tal requer a conexão. Não afirma que todas ou quaisquer ações de pessoas impenitentes e incrédulas sejam pecaminosas, o que é verdade, mas não a verdade ensinada aqui; nem afirma que todos os atos que não são realizados por aqueles que têm fé no Senhor Jesus, são pecaminosos; mas a discussão pertence aos cristãos; e todo o escopo da passagem requer que entendamos o apóstolo simplesmente dizendo que um homem não deve fazer nada que duvide de sua correção; que ele deve ter uma forte convicção de que o que faz é certo; e que se ele “não” tem essa convicção, é pecaminoso. A regra é de aplicação universal. Em todos os casos, se um homem faz algo que não “acredita” ser certo, é pecado, e sua consciência o condenará por isso. Pode ser apropriado, entretanto, observar que o contrário disso nem sempre é verdade, que se um homem acredita que uma coisa é certa, então isso não é pecado. Pois muitos dos perseguidores eram conscienciosos João 16:2 ; Atos 26:9 ; e os assassinos do Filho de Deus o fizeram por ignorância Atos 3:17 ; 1Coríntios 2:8 ; e ainda assim foram julgados culpados de crimes enormes; compare com Lucas 11:50-51 ; Atos 2:23 , Atos 2:37 .

Neste capítulo, temos uma discussão extraordinariamente refinada sobre a natureza da caridade cristã. Irão surgir diferenças de “opinião” e as pessoas serão divididas em várias seitas; mas se as regras estabelecidas neste capítulo fossem seguidas, as contendas, altercações e contendas entre os cristãos cessariam. Se essas regras tivessem sido aplicadas às controvérsias sobre ritos, formas e festivais que surgiram, a paz poderia ter sido preservada. Em meio a todas essas diferenças, a grande questão é se existe verdadeiro amor ao Senhor Jesus. Se houver, o apóstolo nos ensina que não temos o direito de julgar um irmão, ou desprezá-lo, ou contender duramente com ele. Nosso objetivo deve ser promover a paz, ajudá-lo em seus esforços para se tornar santo e procurar edificá-lo na fé santa. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 14:22 Romanos 15:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.