Romanos 2:12

Pois todos os que sem Lei pecaram, sem Lei também perecerão; e todos os que pecaram sob a Lei, pela Lei serão julgados;

Comentário Barnes

Pois. Isso é usado para dar uma razão para o que ele acabou de dizer, ou para mostrar sobre quais princípios Deus trataria o homem, de modo a não fazer acepção de pessoas.

todos. Quem quer que seja. Isso inclui todos os que o fizeram e, evidentemente, diz respeito ao mundo gentio. É mais importante observar isso, porque ele não diz que é aplicável a apenas alguns, ou a grandes e incorrigíveis casos de maldade pagã, mas é uma declaração universal e abrangente, obviamente incluindo todos.

sem Lei – ἀνόμως anomōs. Esta expressão evidentemente significa sem lei revelada ou escrita, pois o apóstolo imediatamente diz que eles tinham uma lei da natureza, Romanos 2:14-15 . A palavra “lei”, νόμος nomos. é frequentemente usado para denotar a revelada Lei de Deus, as Escrituras ou a revelação em geral; Mateus 12:5 ; Lucas 2:23-24 ; Lucas 10:26 ; João 8:5 , João 8:17 .

pecaram. Têm sido culpados de pecados de todos os tipos para com Deus ou para com o homem. Pecado é a transgressão de uma regra de conduta, porém tornada conhecida para a humanidade.

sem Lei. Ou seja, eles não serão julgados por uma lei que eles não têm. Eles não serão julgados e condenados pela revelação que os judeus tiveram. Eles serão condenados somente de acordo com o conhecimento e a Lei que eles realmente possuem. Esta é a regra justa sobre a qual Deus julgará o mundo. De acordo com isto, não se deve considerar que eles sofrerão tanto quanto aqueles que têm a vontade revelada de Deus; compare Mateus 10:15; Mateus 11:24; Lucas 10:12.

também perecerão – ἀπολοῦνται apolountai. A palavra grega usada aqui ocorre com frequência no Novo Testamento. Significa destruir, perder ou corromper, e é aplicado à vida, Mateus 10:39; à uma recompensa de trabalho, Mateus 10:42; à sabedoria 1Coríntios 1:19; à odres, Mateus 9:17. Também é usada para denotar punição futura, ou a destruição da alma e do corpo no inferno, Mateus 10:28; Mateus 18:14; João 3:15, onde se opõe à vida eterna e, portanto, denota a morte eterna; Romanos 14:15; João 17:12. É neste sentido que a palavra é evidentemente usada neste versículo. A conexão exige que a referência seja a um futuro julgamento a ser feito sobre o pagão. Será observado aqui que o apóstolo não diz que eles serão salvos sem lei. Ele não dá nem mesmo uma sugestão a respeito da salvação deles. A tensão do argumento, assim como esta declaração expressa, mostra que aqueles que pecaram – e no primeiro capítulo ele provou que todos os pagãos eram pecadores – seriam punidos. Se algum dos pagãos for salvo, isso será, portanto, uma exceção à regra geral a respeito deles. Os apóstolos evidentemente acreditavam que grande parte deles seria destruída. Com base nisso, eles demonstraram tal zelo em salvá-los; com base nisso, o Senhor Jesus ordenou que o evangelho fosse pregado a eles; e nesta base os cristãos estão agora empenhados no esforço de levá-los ao conhecimento do Senhor Jesus.

e todos os que pecaram sob a Lei. Pecaram tendo a vontade revelada de Deus, ou dotados de maior luz e privilégios do que o mundo pagão. O apóstolo aqui tem indubitável referência aos judeus, que tinham a Lei de Deus, e que se orgulhavam muito de sua posse.

pela Lei serão julgados. Esta é uma regra equitativa e justa; e a isso os judeus não podiam fazer nenhuma objeção. No entanto, a admissão disso teria levado diretamente ao ponto em que Paulo estava conduzindo seu argumento, para mostrar que eles também estavam sob condenação e precisavam de um Salvador. Será observado aqui que o apóstolo usa uma expressão diferente em relação aos judeus do que ele faz com os gentios. Ele diz do primeiro, que eles “serão julgados”; do último, que eles “perecerão”. Não se sabe com certeza por que ele alterou essa expressão. Mas se conjecturas podem ser permitidas, pode ter sido pelas seguintes razões.

(1) se ele tivesse uma afirmação dos judeus de que eles pereceriam, isso teria imediatamente excitado o preconceito deles e os armado contra a conclusão a que ele estava para chegar. Ainda assim, eles podiam suportar a palavra a ser aplicada ao pagão, pois estava de acordo com seus próprios pontos de vista e seu próprio modo de falar, e era estritamente verdadeira.

(2) a palavra “julgado” é aparentemente mais branda, mas realmente mais severa. Não levantaria nenhum preconceito dizer que eles seriam julgados por sua lei. Na verdade, era uma espécie de homenagem ou consideração àquilo de que tanto se orgulhavam, a posse da Lei de Deus. Ainda assim, era uma palavra que implicava tudo o que ele desejava dizer, e envolvia a ideia de que eles seriam punidos e destruídos. Se fosse admitido que o pagão pereceria; e se Deus julgasse os judeus por uma regra infalível, ou seja, de acordo com seus privilégios e sua luz; então, eles também seriam condenados, e suas próprias mentes chegariam imediatamente à conclusão. A mudança de palavras aqui pode indicar, portanto, um bom tato, ou uma abordagem cuidadosa na discussão, incitando a consciência a uma verdade ofensiva, mais pela dedução da mente do próprio adversário do que por uma dura e severa acusação do escritor. As Escrituras são abundantes em casos como este; e foi isto especialmente que caracterizou tão eminentemente os argumentos de nosso Salvador. [Barnes]

< Romanos 2:11 Romanos 2:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.