Romanos 4:5

Porém, ao que não tem obra, mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua fé lhe é reputada como justiça.

Comentário Barnes

Porém, ao que não tem obra – Quem não confia em sua conformidade com a Lei para sua justificação; quem não depende de suas obras; que procura ser justificado de alguma outra maneira. A referência aqui é ao plano cristão de justificação.

mas crê – Observe, Romanos 3:26 .

naquele – Deus. Assim, a conexão requer; pois a discussão tem referência imediata a Abraão, cuja fé estava na promessa de Deus.

que torna justo o ímpio – Esta é uma expressão muito importante. Isso implica, (1) que as pessoas são pecadoras ou ímpias; (2) que Deus os considera como tais quando são justificados. Ele não os justifica porque os vê ou os considera justos; mas sabendo que eles estão de fato impuros. Ele não os estima primeiro, ao contrário do fato, como sendo puros; mas sabendo que estão poluídos e que não merecem nenhum favor, ele resolve perdoá-los e tratá-los como seus amigos; (3) em si mesmos, eles são igualmente indignos, sejam eles justificados ou não. Suas almas foram contaminadas pelo pecado; e isso é conhecido quando eles são perdoados. Deus julga as coisas como elas são; e pecadores que são justificados, ele não julga como se fossem puros, ou como se tivessem uma reivindicação; mas ele os considera unidos pela fé ao Senhor Jesus; e nessa relação ele julga que eles devem ser tratados como seus amigos, embora tenham sido, sejam e sempre serão pessoalmente indignos. Não significa que a justiça de Cristo seja transferida para eles, de modo que se tornem pessoalmente seus – pois o caráter moral não pode ser transferido; nem que seja infundido neles, tornando-os pessoalmente meritórios – pois então eles não poderiam ser chamados de ímpios; mas que Cristo morreu em seu lugar, para expiar seus pecados, e é considerado e estimado por Deus por ter morrido; e que os resultados ou benefícios de sua morte são computados ou imputados aos crentes de forma a tornar apropriado para Deus considerá-los e tratá-los como se eles próprios tivessem obedecido à Lei; isto é, tão justo aos seus olhos; veja a nota em Romanos 4:3 . [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 4:4 Romanos 4:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.