Romanos 5:19

Pois, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos serão justificados.

Comentário Barnes

Pois … – Este versículo não é uma mera repetição do anterior, mas é uma explicação. Pelas declarações anteriores, talvez se possa inferir que as pessoas foram condenadas sem qualquer culpa ou culpa de sua parte. O apóstolo neste versículo evita isso, e afirma que eles são de fato pecadores. Ele afirma que aqueles que são pecadores são condenados, e que os sofrimentos causados ​​por causa do pecado de Adão, são introduzidos porque muitos foram feitos pecadores. Calvino diz:”Para que ninguém se arrogue a inocência (o apóstolo) acrescenta que cada um está condenado por ser pecador.”

(A mesma objeção que foi declarada contra uma citação anterior de Calvino se aplica aqui. O reformador não quer dizer que cada um está condenado porque ele é realmente um pecador. Ele afirma que a base da condenação está em algo com o qual nascemos, que pertence para nós antecedente à transgressão real.)

assim como pela desobediência de um só homem – Por meio do pecado de Adão. Isso afirma simplesmente o fato de que tal resultado resultou do pecado de Adão. A palavra διά dia é usada nas Escrituras como em todos os livros e em todas as línguas. Pode denotar a causa eficiente; a causa instrumental; a causa principal; a causa meritória; ou a ocasião principal pela qual uma coisa ocorreu. (Veja Schleusner.) Não expressa um modo, e apenas um, no qual uma coisa é feita; mas essa coisa é o resultado de outra. Quando dizemos que um jovem está arruinado em seu caráter por outro, não expressamos o modo, mas o fato. Quando dizemos que milhares se tornaram infiéis pelos escritos de Paine e Voltaire, não fazemos nenhuma afirmação sobre a moda, mas sobre o fato. Em cada um destes, e em todos os outros casos, devemos considerar o raciocínio mais inconclusivo tentar determinar o modo pela preposição por; e ainda mais absurdo se fosse argumentado, a partir do uso dessa preposição, que os pecados do sedutor foram imputados ao jovem; ou as opiniões de Paine e Voltaire imputadas aos infiéis.

(O que é dito aqui sobre os vários significados de διά dia é verdadeiro. No entanto, não se negará que, em uma infinidade de casos, ele aponta para a causa real ou fundamento de uma coisa. O sentido deve ser determinado pela conexão. “Temos nesta única passagem não menos do que três casos, Romanos 5:12 , Romanos 5:18-19, em que esta preposição com o genitivo indica o fundamento ou razão em razão da qual algo é dado ou executado. Tudo isso é certamente suficiente para provar que pode, no caso diante de nós, expressar a razão pela qual a sentença de condenação foi proferida sobre todos os homens. “Tirar uma ilustração do dano infligido por Voltaire e Paine, não servirá ao autor propósito, até que ele possa provar, que eles têm uma relação, com aqueles a quem feriram, semelhante à que Adão tem com a família humana. Quando dizemos que milhares foram arruinados por Voltaire, é verdade que não podemos ter ideia de imputação:no entanto, podemos razoavelmente entreter tal ideia quando é dito, “todos os homens. tipo foram arruinados por Adam. “)

muitos Romanos 5:15 . “Foram feitos” (κατεσταθησαν katestathēsan). O verbo usado aqui ocorre no Novo Testamento nos seguintes lugares:Mateus 24:45 , Mateus 24:47 ; Mateus 25:21 , Mateus 25:23 ; Lucas 12:14 , Lucas 12:42 , Lucas 12:44 ; Atos 6:3 ; Atos 7:10 , Atos 7:27 , Atos 7:35 ; Atos 17:15 ; Romanos 5:19 ; Tito 1:5 ; Hebreus 2:7 ; Hebreus 5:1 ; Hebreus 7:28 ;Hebreus 8:3 ; Tiago 3:6 ; Tiago 4:4 ; 2Pedro 1:8 . Geralmente significa constituir, definir ou nomear. No Novo Testamento, tem dois significados principais.

(1) para nomear para um cargo, para colocar sobre os outros (Mateus 24:45 , Mateus 24:47 ; Lucas 12:42 , etc.); e,

(2) Significa tornar-se, ser de fato etc .; Tiago 3:6 , “assim é a língua entre os nossos membros”, etc.

Ou seja, torna-se tal; Tiago 4:4e assim a doutrina da salvação universal será inevitável. Mas como ninguém é constituído justo que não voluntariamente se beneficie das provisões da misericórdia, então segue-se que aqueles que são condenados não são condenados pelo pecado de outro sem sua própria concordância; nem a menos que eles pessoalmente mereçam.

pecadores – Transgressores; aqueles que merecem ser punidos. Não significa aqueles que são condenados pelo pecado de outro; mas aqueles que são violadores da Lei de Deus. Todos os que estão condenados são pecadores. Não são inocentes condenados pelo crime de outrem. As pessoas podem estar envolvidas nas consequências dos pecados dos outros sem serem culpadas. As consequências dos crimes de um assassino, um bêbado ou um pirata podem passar por cima deles e afetar milhares e subjugá-los em ruína. Mas isso não prova que eles sejam culpados. Na administração divina, ninguém é considerado culpado se não for culpado; ninguém está condenado quem não merece ser condenado. Todos os que caem no inferno são pecadores.

pela obediência de um só – De Cristo. Isso se opõe à desobediência de Adão, e evidentemente inclui toda a obra do Redentor que tem influência na salvação das pessoas; Filipenses 2:8 , “Ele … tornou-se obediente até a morte.”

muitos – grego, muitos; correspondendo ao termo na primeira parte do versículo, e evidentemente compatível com ele; pois não há razão para limitá-lo a uma parte deste membro, não mais do que há no primeiro.

serão – A mesma palavra grega de antes de ser nomeado, ou tornar-se. O apóstolo explicou o modo como isso é feito; Romanos 1:17 ; Romanos 3:24-26 ; Romanos 4:1-5 . Essa explicação é para limitar o significado aqui. Ninguém mais é considerado justo do que se tornar assim. E como nem todos se tornam justos assim, a passagem não pode ser aduzida para provar a doutrina da salvação universal.

As observações a seguir podem expressar as doutrinas que são estabelecidas por esta passagem muito contestada e difícil.

(1) Adão foi criado santo; capaz de obedecer à lei; ainda livre para cair.

(2) uma lei foi dada a ele, adaptada à sua condição – simples, clara, fácil de ser obedecida e adequada para dar à natureza humana um julgamento em circunstâncias tão favoráveis ​​quanto possível.

(3) sua violação o expôs à pena ameaçada como ele a havia entendido, e a todos os infortúnios colaterais que poderia acarretar – envolvendo, como os desenvolvimentos subsequentes mostraram, a perda do favor de Deus; seu desprazer evidenciado no trabalho do homem, e suor, e doença, e morte; na depravação hereditária, e na maldição e nas dores do inferno para sempre.

(4) Adão era o cabeça da raça; ele era a fonte do ser; e a natureza humana foi tão provada nele, que pode-se dizer que ele estava sendo julgado não apenas por si mesmo, mas por sua posteridade, visto que sua queda os envolveria em ruína. Muitos escolheram chamar isso de aliança e falar dele como um chefe federal; e se o relato acima é a ideia envolvida nesses termos, a explicação não é excepcional. Como a palavra “aliança”, no entanto, não é aplicada na transação na Bíblia, e como pode ser mal interpretada, outros preferem falar dela como uma lei dada a Adão, e como uma constituição divina, sob a qual ele foi colocado.

(5) “sua posteridade está, em conseqüência de seu pecado, sujeita à mesma sequência de males como se eles fossem pessoalmente os transgressores.” Não que eles sejam considerados pessoalmente mal merecedores, ou criminosos por seu pecado, Deus considera as coisas como elas são, e não falsamente (veja a nota em Romanos 4:3), e suas imputações são todas de acordo com a verdade. Ele considerou Adão como estando à frente da raça; e considera e trata toda a sua posteridade como vindo ao mundo sujeita à dor, e morte, e depravação, como conseqüência de seu pecado; veja a nota. Esta é a idéia de imputação das Escrituras; e isso é o que comumente se quer dizer quando se diz que “a culpa de seu primeiro pecado” – não o pecado em si – “é imputada à sua posteridade”.

(6) há algo antecedente à ação moral de sua posteridade, e surgindo da relação que mantêm com ele, o que torna certo que pecarão assim que começarem a agir como agentes morais. O que é isso, podemos não ser capazes de dizer; mas podemos estar certos de que não é depravação física, ou qualquer essência criada da alma, ou qualquer coisa que impeça o primeiro ato de pecado de ser voluntário. Essa tendência hereditária de pecar costuma ser chamada de “pecado original”; e isso o apóstolo evidentemente ensina.

(7) quando uma criança vem ao mundo com a certeza de que pecará assim que se tornar um agente moral aqui, há a mesma certeza de que, se fosse removido para a eternidade, pecaria ali também, a menos que fosse mudado. Há, portanto, necessidade do sangue da expiação e da agência do Espírito Santo, para que uma criança seja salva.

(8) os fatos aqui declarados estão de acordo com toda a analogia no governo moral de Deus. Como resultado, o bêbado geralmente garante que sua família ficará reduzida à mendicância, à penúria e à miséria. Um ladrão, ou um traidor, irá oprimir não apenas a si mesmo, mas também a sua família em ruínas. Essa é a grande lei ou constituição na qual a sociedade está agora organizada; e não devemos nos surpreender que o mesmo princípio tenha ocorrido na organização primária dos assuntos humanos.

(9) como este é o fato em todos os lugares, a analogia desarma todas as objeções que foram feitas contra as declarações escriturísticas dos efeitos do pecado de Adão. Se fosse agora, era só então. Se existe agora, já existia.

(10) a doutrina deve ser deixada, portanto, simplesmente como está nas Escrituras. Está aí a simples afirmação de um fato, sem qualquer tentativa de explicação. Esse fato está de acordo com tudo o que vemos e sentimos. É um grande princípio na constituição das coisas que a conduta de um homem pode passar por cima de seus efeitos sobre outros e ter influência em sua felicidade. O simples fato com respeito a Adão é que ele pecou; e que tal é a organização da grande sociedade da qual ele era o cabeça e pai, que seu pecado garantiu como resultado certo que toda a raça será pecadora também. Como é isso, a Bíblia não explicou. É parte de um grande sistema de coisas. Que é injusto, nenhum homem pode provar, pois ninguém pode mostrar que qualquer pecador sofre mais do que merece. Que é sábio é aparente, pois é acompanhada de inúmeras bênçãos. Está ligado a todas as vantagens que surgem da organização social.

A raça pode ter sido composta de indivíduos independentes, onde a conduta de um indivíduo, bom ou mau, não pode ter afetado ninguém, mas ele mesmo. Mas então a sociedade teria sido impossível. Todos os benefícios da organização em famílias, comunidades e nações seriam desconhecidos. O homem teria vivido sozinho; chorou sozinho; regozijou-se sozinho; morreu sozinho. Não teria havido simpatia; sem compaixão; nenhuma ajuda mútua. Deus, portanto, agrupou a raça em comunidades separadas. Ele organizou a sociedade. Ele constituiu famílias, tribos, clãs, nações; e embora, segundo o princípio geral, a conduta de um possa oprimir o outro na miséria, ainda assim a união, o agrupamento, a constituição, são a fonte da maioria das bênçãos que o homem desfruta nesta vida, e podem ser de inúmeras misericórdias em relação a o que está por vir. Se foi a organização na qual a raça pode mergulhar no pecado, é também a organização na qual ela pode ser elevada para a vida eterna. Se, por um lado, pode ser abusado para produzir miséria, pode, por outro, ser aproveitado para o avanço da paz, simpatia, amizade, prosperidade, salvação. Em todo caso, tal é a organização na vida comum e na religião, e cabe ao homem não reclamar, mas agir de acordo com ela e se esforçar, pela terna misericórdia de Deus, para direcioná-la para o seu bem-estar aqui e no futuro. Como por esta organização, por meio de Adão, ele foi mergulhado no pecado, pela mesma organização, ele deve, por meio do “segundo Adão”, subir à vida e ascender aos céus. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 5:18 Romanos 5:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.