Salmo 21

1 (Salmo de Davi para o regente:) SENHOR, em tua força o rei se alegra; e como ele fica contente com tua salvação!

Comentário Barnes

SENHOR, em tua força o rei se alegra – Rei Davi, que alcançou a vitória que ele desejou e orou, Salmo 20:1-9 . Está na terceira pessoa, mas a referência é sem dúvida ao próprio David, e deve ser entendida como sua própria linguagem. Se for entendido, entretanto, como a linguagem do “povo”, ainda é uma atribuição de louvor a Deus por seu favor ao rei. Parece melhor, entretanto, considerá-la a linguagem do próprio Davi. A palavra “” força “” aqui implica que todo o sucesso referido devia ser atribuído a Deus. Não foi pela destreza de um braço humano; não foi pelo valor ou habilidade do próprio rei; foi apenas pelo poder de Deus.

e como ele fica contente – Ele não apenas se alegra agora, mas sempre se alegrará. Será para ele uma alegria constante. A salvação, agora para nós uma fonte de conforto, sempre será assim; e quando uma vez temos evidência de que Deus interpôs para nos salvar, isso é acompanhado pela expectativa confiante de que isso continuará a ser a fonte de nossa maior alegria para sempre.

com tua salvação – Na salvação ou libertação dos inimigos que tu concedeste, e em tudo o que tu fazes para salvar. A linguagem abrangeria tudo o que Deus faz para salvar seu povo. [Barnes, aguardando revisão]

2 Tu lhe deste o desejo de seu coração; e tu não negaste o pedido de seus lábios. (Selá)

Comentário Barnes

Tu lhe deste o desejo de seu coração – Veja as notas em Salmo 20:4 . Esta tinha sido a oração do povo para que Deus “conceda-o segundo o seu próprio coração e cumpra todos os seus conselhos”, e esse desejo agora foi atendido. Tudo o que havia sido desejado; tudo o que orou por ele mesmo ou pelo povo, foi concedido.

e tu não negaste – Não negou ou recusou.

o pedido de seus lábios – O pedido ou o desejo que seus lábios expressaram. O significado é que suas petições foram concedidas de maneira potente.

Selá – Veja as notas no Salmo 3:2 . [Barnes, aguardando revisão]

3 Porque tu foste até ele com bênçãos de bens; tu puseste na cabeça dele uma coroa de ouro fino.

Comentário Barnes

Porque tu foste até ele – Tu vais adiante dele; tu o antecipas. Veja Salmo 17:13 , margem. Nossa palavra “prevenir” agora é mais comumente usada no sentido de “impedir, parar ou interceptar”. Este não é o significado original da palavra em inglês; e a palavra nunca é usada neste sentido na Bíblia. A palavra em inglês, quando nossa tradução foi feita, significava “ir antes”, “antecipar”, e este é o significado uniforme dela em nossa versão em inglês, assim como é o significado do original. Veja as notas em Jó 3:12 . Compare o Salmo 59:10 ; Salmo 79:8 ; Salmo 88:13 ; Salmo 95:2 ; Salmo 119:147-148 ; Amós 9:10 ; veja as notas em1 Tessalonicenses 4:15 . O significado aqui é que Deus o “antecipou”, ou seus desejos. Ele tinha ido antes dele. Ele havia planejado a bênção antes mesmo de ela ser solicitada.

com bênçãos de bens – Bênçãos “indicando” bondade de sua parte; bênçãos adaptadas para promover o “bem” ou o bem-estar daquele a quem foram concedidas. Talvez o significado aqui seja não apenas que eles eram “bons”, mas “pareciam” ser bons; não eram “bênçãos disfarçadas” ou bênçãos como resultado de calamidades e provações anteriores, mas bênçãos onde não havia provação – nenhuma sombra – nenhuma aparência de decepção.

tu puseste na cabeça dele uma coroa de ouro fino – Isso não se refere ao tempo de sua coroação, ou o período em que ele foi coroado rei, mas se refere à vitória que ele alcançou e pela qual foi feito verdadeiramente um rei. Ele foi coroado de triunfo; ele foi mostrado para ser um rei; a vitória foi como fazer dele um rei ou colocar uma coroa de ouro puro em sua cabeça. Ele agora era um conquistador e, de fato, um rei. [Barnes, aguardando revisão]

4 Ele te pediu vida, e tu lhe deste; muitos dias, para todo o sempre.

Comentário Barnes

Ele te pediu vida – Uma expressão semelhante a esta ocorre no Salmo 61:5-6 , “Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; … Prolongarás a vida do rei e os seus anos por muitas gerações.” A expressão em ambos os casos implica que houve uma oração pela “vida”, como se a vida estivesse em perigo. A própria expressão seria aplicável a um tempo de doença ou a qualquer tipo de perigo, e aqui é usada, sem dúvida, em referência à exposição da vida ao ir para a batalha ou para ir para a guerra. Nesse perigo apreendido, ele orou para que Deus o defendesse. Ele buscou sinceramente proteção ao se encaminhar para os perigos da guerra.

e tu lhe deste – Tu ouviste e respondeste a sua oração. Ele foi salvo do perigo.

muitos dias, para todo o sempre – Tu lhe concedeste mais do que ele pediu. Ele buscou a vida para si mesmo; tu bast não apenas concedeu isso, mas concedeu a ele a garantia de que ele viveria em sua posteridade por todas as gerações. A ideia é que haveria uma continuação indefinida de sua raça. Sua posteridade ocuparia seu trono, e não haveria fim para seu reinado assim prolongado. Além de todas as suas petições e esperanças, Deus deu a garantia de que seu reinado seria permanente e duradouro. Não podemos supor que ele entendeu isso como se fosse uma promessa feita a ele pessoalmente, que “ele” viveria e ocuparia o trono para sempre; mas a interpretação natural é aquela que se refere a sua posteridade e à perpetuidade do reinado de sua família ou descendentes. Uma promessa semelhante ocorre em outro lugar:2Samuel 7:1316; compare as notas do Salmo 18:50. Não é nada incomum que Deus nos dê mais do que pedimos em nossas orações. A oferta de oração não é apenas o meio de garantir a bênção que pedimos, mas também muitas vezes de obter bênçãos muito mais importantes que não pedimos. Se a expressão fosse permitida, poderia ser dito que a oração “sugeria” à mente divina a concessão de todas as bênçãos necessárias, ou indica tal estado de espírito por parte daquele que ora para que Deus “aproveite” para conferir bênçãos que não foram perguntados; como um pedido feito por uma criança a um pai por um favor específico, é seguido não apenas pela concessão “daquele” favor, mas pela concessão de outros em que a criança não pensou. O estado de espírito da criança era tal que “dispunha” o pai a conceder bênçãos muito maiores. [Barnes, aguardando revisão]

5 Grande é a honra dele por tua salvação; honra e majestade tu lhe concedeste.

Comentário Barnes

Grande é a honra dele por tua salvação – não em si mesmo; não em qualquer coisa que ele tenha feito, mas no que tu fizeste. O fato de você tê-lo salvado e a maneira como isso foi feito conferiu-lhe grande honra. Ele sentia de fato que sua condição como rei, e quanto às perspectivas diante dele, era de grande “glória” ou honra; mas ele sentia ao mesmo tempo que não era em “si mesmo”, ou por qualquer coisa que ele tivesse feito:era apenas na “” salvação “” que “Deus” havia conferido a ele. Todo filho de Deus, da mesma maneira, tem grande “glória” conferida a ele, e sua “glória” será grande para sempre; mas não é em si mesmo, ou em virtude de qualquer coisa que ele tenha feito. É “grande” na “salvação” de Deus: (a) no “fato” de que Deus se interpôs para salvá-lo; e (b) da “maneira” em que foi feito. A maior honra que pode ser dada ao homem é o fato de que Deus o salvará.

honra e majestade tu lhe concedeste – (a) Em torná-lo um rei; (b) nas vitórias e triunfos que agora lhe deste, colocando em sua cabeça, por assim dizer, uma coroa mais brilhante; (c) na prometida perpetuidade de seu reinado.

Assim podemos dizer do pecador resgatado – o filho de Deus – agora. Honra e majestade foram colocadas sobre ele: (a) no fato de que Deus o redimiu; (b) da maneira como isso foi realizado; (c) em sua adoção na família de Deus; (d) na posição e dignidade que ocupa como filho de Deus; (e) na esperança de bem-aventurança imortal além do túmulo. [Barnes, aguardando revisão]

6 Porque tu o pões em bênçãos para sempre; tu fazes abundante a alegria dele com tua face.

Comentário Whedon

Porque tu o pões em bênçãos para sempre. Tu o constituíste bênçãos para sempre. Compara “E tu serás uma bênção”. Gênesis 12,2; Gênesis 28,4; Gálatas 3,3-14.

tu fazes abundante a alegria dele com tua face. A passagem paralela, quase literalmente, é Salmo 16,11, onde se diz que a “plenitude da alegria” está na presença divina:citada por Pedro, (Ato 2,28) e aplicada a Cristo. [Whedon]

7 Porque o rei confia no SENHOR; e ele nunca se abalará com a bondade do Altíssimo.

Comentário Barnes

Porque o rei – Davi, o autor do salmo.

confia no SENHOR – Todas essas bênçãos resultaram de sua confiança em Deus e de sua confiança em seu favor e proteção.

ele nunca se abalará – Ele deve ser firmemente estabelecido. Ou seja, seu trono seria firme; ele mesmo viveria uma vida de integridade, pureza e prosperidade; e as promessas que haviam sido feitas tão graciosamente a ele, e que se estendiam até o futuro, seriam todas cumpridas. A verdade ensinada aqui é que, por mais firme ou próspero que nosso caminho pareça ser, a continuidade de nossa prosperidade e a realização de nossas esperanças e desígnios dependem totalmente da “misericórdia” ou do favor do Altíssimo. Confiando nisso, podemos ter certeza de que quaisquer mudanças e reveses que possamos experimentar em nossos assuntos temporais, nosso bem-estar final estará garantido. Nada pode abalar a esperança do céu que se baseia em suas graciosas promessas feitas por meio de um Salvador.

com a bondade do Altíssimo – O favor dAquele que é exaltado acima de tudo; o Ser mais exaltado do universo. A palavra “misericórdia” aqui é equivalente a “favor”. Ele já havia experimentado o favor de Deus; ele procurou uma continuação disso; e por meio desse favor ele estava confiante de que nunca seria abalado em seus propósitos e que nunca seria desapontado. [Barnes, aguardando revisão]

8 Tua mão alcançará a todos o os teus inimigos; tua mão direita encontrará aos que te odeiam.

Comentário Barnes

Tua mão alcançará – isto é, Tu descobrirás – a mão sendo aquela pela qual executamos nossos propósitos. Este versículo inicia uma nova divisão do salmo (veja a introdução) – em que o salmista espera o triunfo completo e final de Deus sobre “todos” os seus inimigos. Ele olha para isso em conexão com o que Deus fez por ele. Ele infere que aquele que o capacitou a alcançar tais conquistas marcantes sobre seus próprios inimigos e os inimigos de Deus não retiraria sua interposição até que ele tivesse assegurado uma vitória completa para a causa da verdade e santidade. Em conexão com a promessa feita a ele a respeito de seu reinado permanente e o reinado de seus sucessores no trono Salmos 21:4 , ele infere que Deus acabaria por subjugar os inimigos da verdade e estabeleceria seu reino sobre todos.

a todos o os teus inimigos – por mais que tentem se esconder – por mais que evitem os esforços para subjugá-los – ainda assim, “todos” serão descobertos e vencidos. Como isso foi pretendido pelo Espírito de inspiração, sem dúvida se refere ao triunfo final da verdade na terra, ou ao fato de que o reino de Deus será estabelecido sobre todo o mundo. Todos os que estão devidamente classificados entre os inimigos de Deus – todos os que de alguma forma se opõem a ele e ao seu reinado – serão descobertos e conquistados. Todos os adoradores de ídolos – todos os inimigos da verdade – todos os rejeitadores da revelação – todos os obreiros da iniqüidade – todos os que são infiéis ou escarnecedores – serão encontrados e subjugados. Seja por ser obrigado a ceder às reivindicações da verdade, e assim se tornar amigos de Deus, ou sendo cortados e punidos por seus pecados – eles serão todos tão vencidos que Deus reinará sobre toda a terra. Uma verdade importante é ensinada aqui, a saber, que nenhum inimigo de Deus pode escapar dele. Não há lugar para onde ele possa fugir onde Deus não o encontre. “Não há escuridão, nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade”,Jó 34:22 .

tua mão direita – Veja as notas em Salmos 17:7 .

encontrará aos que te odeiam – Todos os teus inimigos. [Barnes, aguardando revisão]

9 Tu os porás como que num forno de fogo no tempo em que se encontrarem em tua presença; o SENHOR em sua ira os devorará; e fogo os consumirá.

Comentário Barnes

Tu os porás como que num forno de fogo no tempo em que se encontrarem em tua presença – Tu os consumirás ou destruirás, “como se” eles “fossem” queimados em um forno aquecido. Ou, eles devem queimar, como se fossem um forno de chamas; isto é, eles seriam totalmente consumidos. A palavra traduzida como “forno” – תנור tannûr – significa um “forno” ou uma “fornalha”. É traduzido como “fornalha e fornalhas” em Gênesis 15:17 ; Neemias 3:11 ; Neemias 12:38 ; Isaías 31:9 ; e, como aqui, “forno” ou “fornos”, em Êxodo 8:3 ; Levítico 2:4 ; Levítico 7:9 ; Levítico 11:35 ; Levítico 26:26 ; Lamentações 5:10 ; Oséias 7:4, Oséias 7:6-7 ; Malaquias 4:1 . Não ocorre em outro lugar. O forno entre os hebreus tinha a forma de uma grande “panela” e era aquecido por dentro colocando-se a lenha dentro dele. É claro que, embora fosse aquecido, tinha a aparência de uma fornalha. O significado aqui é que os ímpios seriam consumidos ou destruídos “como se” fossem um forno em chamas; como se eles tivessem sido incendiados e queimados.

o SENHOR em sua ira os devorará – A mesma idéia da destruição total dos ímpios é apresentada aqui sob outra forma – que eles seriam destruídos como se a terra se abrisse e os engolisse. Talvez a alusão na linguagem seja ao caso de Corá, Datã e Abirão, Números 16:32 ; compare isso com Salmos 106:17 .

e fogo os consumirá – A mesma idéia sob outra forma. A ira de Deus os destruiria totalmente. Essa ira é freqüentemente representada sob a imagem de “fogo”. Veja Deuteronômio 4:24 ; Deuteronômio 32:22 ; Salmo 18:8 ; Mateus 13:42 ; Mateus 18:8 ; Mateus 25:41 ; Marcos 9:44 ; 2Tessalonicenses 1:8 . O fogo é o emblema pelo qual a punição futura dos ímpios é mais freqüentemente indicada. [Barnes, aguardando revisão]

10 Tu destruirás o fruto deles de sobre a terra; e também a semente deles dos filhos dos homens.

Comentário Barnes

Tu destruirás o fruto deles de sobre a terra – Deves destruí-los totalmente. Isso está de acordo com a declaração tantas vezes feita nas Escrituras, e com o que tantas vezes ocorre de fato, que as consequências dos pecados dos pais passam para sua posteridade, e que eles sofrem em conseqüência desses pecados. Compare Êxodo 20:5; Êxodo 34:7; Levítico 20:5; Levítico 26:39; compare as notas em Romanos 5:12-21.

o fruto deles – sua prole; seus filhos; sua posteridade, pois assim o exige o paralelismo. O “fruto” é o que a árvore produz; e, portanto, a palavra passa a ser aplicada aos filhos como produção do pai. Veja este uso da palavra em Gênesis 30:2; Êxodo 21:22; Deuteronômio 28:4,11,18; Salmo 127:3; Oséias 9:16; Miquéias 6:7.

e também a semente deles – sua posteridade.

dos filhos dos homens – Entre os homens, ou a família humana. Ou seja, eles seriam totalmente isolados da terra. A verdade ensinada aqui é que os ímpios no final serão destruídos e que Deus obterá um triunfo completo sobre eles, ou que o reino da justiça será finalmente completamente estabelecido. Chegará um tempo em que a verdade e a justiça triunfarão, quando todos os iníquos serão removidos do caminho; quando todos os que se opõem a Deus e sua causa forem destruídos, e quando Deus mostrar, removendo e punindo assim os ímpios, que ele é o Amigo de tudo o que é verdadeiro, bom e correto. A “idéia” do salmista provavelmente era que isso ainda ocorreria na terra; a “linguagem” é tal, também, que pode ser aplicada ao estado final, no mundo futuro, quando todos os iníquos serão destruídos e os justos não serão mais perturbados com eles. [Barnes, aguardando revisão]

11 Porque eles quiseram o mal contra ti; planejaram uma cilada, mas não tiveram sucesso.

Comentário Barnes

Porque eles quiseram o mal contra ti – literalmente, “Eles espalharam o mal.” A ideia parece derivar de “esticar” ou armar armadilhas, redes ou gins, com o propósito de capturar animais selvagens. Ou seja, eles formaram um plano ou propósito para trazer o mal sobre Deus e sua causa:assim como o caçador ou passarinheiro tem um propósito ou plano para pegar feras ou aves. Não é apenas um propósito na cabeça, como nossa palavra “intencionado” parece sugerir; supõe que arranjos foram feitos, ou que um esquema foi formado para prejudicar a causa de Deus – isto é, por meio da pessoa mencionada no salmo. Os propósitos dos homens ímpios contra a religião são geralmente muito mais do que uma mera “intenção”. A intenção é acompanhada por um esquema ou plano em sua própria mente pelo qual o ato pode ser realizado.

planejaram uma cilada – Eles pensaram, ou tiveram um propósito. A palavra traduzida como “artifício malicioso” מזמה mezimmâh – significa propriamente “conselho, propósito; então prudência, sagacidade;” então, no mau sentido, “maquinação, dispositivo, truque”. Gesenius, Lexicon. Provérbios 12:2 ; Provérbios 14:17 ; Provérbios 24:8 .

mas não tiveram sucesso – literalmente, “eles não podiam”; isto é, eles não tinham o poder de realizá-lo ou de cumprir seu propósito. Seu propósito era claro; sua culpa era, portanto, clara; mas eles foram impedidos de executar seu projeto. Muitos desses projetos são impedidos de serem executados por falta de poder. Se todos os ardis e desejos dos ímpios fossem cumpridos, a retidão logo cessaria na terra, a religião e a virtude chegariam ao fim e até mesmo Deus deixaria de ocupar o trono. [Barnes, aguardando revisão]

12 Porque tu os porás em fuga; com tuas flechas nas cordas tu lhes apontarás no rosto.

Comentário Barnes

Porque tu os porás em fuga – Margem, “Tu os porás como um alvo.” A palavra de volta também é traduzida na margem “ombro”. A palavra traduzida como “portanto” significa neste colocador ou, e a tradução “portanto” obscurece o sentido. A declaração neste versículo em conexão com o versículo anterior, é que eles não seriam capazes de “executar” ou levar a cabo seus planos bem elaborados, “para” ou “porque” Deus os faria virar as costas; isto é, ele os havia vencido. Eles estavam avançando na execução de seus propósitos, mas Deus se interporia e os faria recuar, ou os obrigaria a “recuar”. A palavra traduzida como “de volta” neste lugar – שׁכם shekem – significa corretamente “ombro” ou, mais estritamente, “omoplatas”, ou seja, a parte em que eles se aproximam um do outro; e depois a parte superior das costas. Não é, portanto, incorretamente traduzido pela frase “tu os farás virar” as costas “.” A expressão é equivalente a dizer que eles seriam derrotados ou frustrados em seus planos e propósitos.

com tuas flechas nas cordas – Compare as notas do Salmo 11:2 . Ou seja, quando Deus deveria ir contra eles, armado como um guerreiro.

tu lhes apontarás no rosto – Contra eles; ou, bem na sua frente. Ele os encontraria quando parecessem marchar para uma certa conquista, e os derrotaria. Não seria por um golpe lateral, ou por uma manobra hábil, ou virando seu flanco e atacando-os pela retaguarda. A verdade enfrenta o erro com ousadia, cara a cara, e não tem medo de uma luta justa. Em cada um desses conflitos, o erro acabará por ceder; e sempre que os ímpios entram abertamente em conflito com Deus, eles devem ser compelidos a voltar e fugir. [Barnes, aguardando revisão]

13 Exalta-te, SENHOR, em tua força; cantaremos e louvaremos o teu poder.
A glória de todos é atribuível a Deus somente.

Comentário Barnes

Exalta-te, SENHOR, em tua força – Esta é a parte final do salmo (veja a introdução), expressando o desejo de que Deus “possa” ser exaltado sobre todos os seus inimigos; ou que sua própria força pudesse ser manifestada de modo tão manifesto que fosse exaltado como deveria ser. Este é o desejo último e principal de todos os seres sagrados criados, que Deus seja exaltado na estimativa do universo acima de todos os outros seres – ou que ele possa triunfar sobre todos os seus inimigos a ponto de reinar supremo.

cantaremos e louvaremos o teu poder – Ou seja, como resultado de você ser assim exaltado à honra adequada, nós nos uniremos para celebrar a tua glória e o teu poder. Compare Apocalipse 7:10-12 ; Apocalipse 12:10 ; Apocalipse 19:1-3 . Este será o resultado de todos os triunfos que Deus realizará no mundo, que os seres santos de todos os mundos se reunirão ao redor de seu trono e “cantarão e louvarão seu poder”. O “pensamento” no salmo é que Deus finalmente triunfará sobre todos os seus inimigos, e que esse triunfo será seguido por alegria e louvor universais. Venha aquele dia abençoado! [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 20 Salmo 22>

Introdução ao Salmo 21

O Salmo 21 é intitulado como “Um Salmo de Davi”, e não há motivo para duvidar da exatidão da inscrição que o atribui a ele. Não há, entretanto, nenhuma indicação certa de em que época de sua vida, ou em que ocasião, ele foi composto, e é impossível determinar esses pontos.

A suposição mais provável em relação à sua composição parece-me ser, que é um cântico de agradecimento pela vitória garantida em resposta à oração dele mesmo e do povo no salmo anterior. Nada pode ser discutido, de fato, neste ponto, pelo mero fato de que está em estreita conexão com o salmo anterior; mas existem, parece-me, marcas internas de que este era o seu propósito, e que é a expressão de um coração transbordando de gratidão e, portanto, lembrando não apenas as bênçãos imediatas de uma vitória recente, mas também as outras bênçãos com o qual Deus coroou sua vida (Salmo 21:3-4).

Assim entendido em relação à sua origem, o salmo pode ser considerado como dividido nas seguintes partes:

(1) Ação de graças pelo sucesso, ou por conceder o objetivo que havia sido tão sinceramente buscado (Salmo 21:1-7). Nessa ação de graças, o salmista diz que Deus não só concedeu o que foi pedido (Salmo 21:1-3), mas que “excedeu” muito isso:ele concedeu muito mais do que o pedido literal. Ele havia acrescentado bênçãos que não haviam sido especificamente buscadas; ele tornou essas bênçãos permanentes e eternas (Salmos 21:4-7).

(2) A verdade geral de que “todos” os inimigos de Deus seriam assim vencidos, e que a causa da verdade seria finalmente triunfante (Salmo 21:8-12). Isso foi “sugerido” pela vitória alcançada. Como Deus concedeu essa vitória, como ele facilmente subjugou os inimigos de si mesmo e de seu povo – como ele foi muito além das expectativas e esperanças daqueles que partiram para o conflito, a ideia é naturalmente sugerida que seria assim com todos os seus inimigos, e no final das contas haveria uma vitória completa sobre eles.

(3) A expressão de um “desejo” sincero de que Deus seja assim exaltado e, assim, alcance uma vitória completa e final (Salmo 21:13). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.