Salmo 34:17

Os justos clamam, e o SENHOR os ouve. Ele os livra de todas as suas angústias.

Comentário Barnes

Os justos clamam, e o SENHOR os ouve – Ou seja, uma das vantagens ou benefícios de ser justo é o privilégio de clamar a Deus, ou invocar seu nome, com a certeza de que nos ouvirá e nos libertará. Ninguém jamais apreciou plenamente o “privilégio” de poder invocar a Deus; o privilégio da oração. Não há bênção conferida ao homem em seu estado atual superior a esta; e ninguém pode compreender totalmente a força do argumento derivado disso em favor do serviço de Deus. Que mundo seria este – quão triste, quão desamparado, quão miserável – se não houvesse Deus a quem os culpados, os sofredores e os tristes pudessem vir; se Deus fosse um Ser que nunca ouviu oração; se ele fosse um Ser caprichoso que poderia ou não ouvir orações; se Ele fosse um Ser governado por emoções intermitentes, que agora ouviria os justos, e depois os ímpios, e depois nenhum, e que dispensaria Seus favores em resposta à oração por meio de nenhuma regra específica!

Ele os livra de todas as suas angústias –

(1) Ele freqüentemente os livra de problemas nesta vida em resposta à oração.

(2) ele os livrará literalmente de todos os problemas na vida por vir.

A promessa não é, de fato, que eles serão libertos de todos os problemas na terra, mas a idéia é que Deus é capaz de resgatá-los dos problemas aqui; que Ele freqüentemente o faz em resposta à oração; e que haverá, no caso de cada pessoa justa, uma libertação segura e completa de todos os problemas no futuro. Compare as notas do Salmo 34:6 :veja o Salmo 34:19. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 34:16 Salmo 34:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.