Salmo 39:2

Eu fiquei calado, nada falei de bom; e minha dor se agravou.

Comentário Barnes

Eu fiquei calado – compare com Salmo 38:13 . A adição das palavras “com silêncio” significa que ele estava total ou absolutamente mudo; ele não disse nada. A ideia é que ele não se permitiu dar expressão aos pensamentos que passavam por sua mente a respeito dos procedimentos divinos. Ele guardou seus pensamentos para si mesmo e se esforçou para suprimi-los em seu próprio seio.

nada falei de bom – não disse nada. Eu nem mesmo disse o que poderia ter dito em vindicação dos caminhos de Deus. Eu nem mesmo me esforcei para defender o caráter divino, ou explicar as razões dos tratos divinos, ou sugerir quaisquer considerações que tendam a acalmar os sentimentos de reclamação e insatisfação que podem estar surgindo na mente de outros homens também. como meu.

e minha dor se agravou – A angústia de minha mente; meu problema. A palavra “agitado” aqui, traduzida na margem “perturbado”, significa que o próprio fato de tentar suprimir seus sentimentos – o propósito de não dizer nada no caso – foi o meio de aumentar a angústia. Seu problema com o assunto não encontrava vazão em palavras e, por fim, tornou-se tão insuportável que ele buscou alívio expressando seus pensamentos e achegando-se a Deus para obter alívio. O estado de espírito aqui referido é aquele que freqüentemente ocorre quando um homem medita sobre seus próprios pensamentos perturbados e se detém em coisas que são em si mesmas impróprias e rebeldes. Não temos necessidade de nos esforçar para vindicar o salmista no que ele fez aqui; nem devemos tomar sua conduta a esse respeito como nosso exemplo. Ele próprio, evidentemente, refletindo, considerou isso errado; e o registrou não como um padrão para outros, mas como uma transcrição fiel do que estava passando na época por sua própria mente. No entanto, por mais errado que fosse, era o que freqüentemente ocorre até mesmo nas mentes de homens bons. Mesmo eles, como nos casos mencionados acima, muitas vezes têm pensamentos sobre Deus e seus procedimentos que não ousam expressar, e que seria prejudicial expressá-los. Eles, portanto, os escondem em seu próprio seio, e freqüentemente experimentam exatamente o que o salmista fez – aumento de problemas e perplexidade pelo próprio propósito de suprimi-los. Eles devem ir imediatamente para Deus. Eles podem dizer a ele o que não seria apropriado dizer aos homens. Eles podem expressar todos os seus sentimentos diante dele em oração, com a esperança de que em tais atos de oração e nas respostas que receberão às suas orações, possam encontrar alívio. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 39:1 Salmo 39:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.