Salmo 50:16

Mas Deus diz ao perverso: Para que tu recitas meus estatutos, e pões meu pacto em tua boca?

Comentário Barnes

Mas Deus diz ao perverso – Isso começa uma segunda parte do assunto. Veja a introdução. Até agora, o salmo fazia referência àqueles que eram meramente adoradores externos, ou meros formalistas, como mostrando que tais não poderiam ser aprovados e aceitos no dia do julgamento; que a religião espiritual – a oferta do “coração” – era necessária para ser aceita por Deus. Nesta parte do salmo, os mesmos princípios são aplicados àqueles que realmente “violam” a lei que professam receber como prescrevendo as regras da religião verdadeira, e que professam ensinar a outros. O propósito do salmo não é meramente reprovar a massa do povo como meros formalistas na religião, mas especialmente reprovar os líderes e professores do povo, que, sob a forma de religião, entregaram-se a um curso de vida totalmente inconsistente com o verdadeiro serviço a Deus. O endereço aqui, portanto, é para aqueles que, embora professassem ser professores de religião e liderar a devoção dos outros, se entregaram a vidas abandonadas.

Para que tu – Que direito tens de fazer isso? Como podem as pessoas, que levam essas vidas, fazer isso de forma consistente e adequada? A idéia é que aqueles que professam declarar a lei de um Deus santo devem ser santos; que aqueles que professam ensinar os princípios e doutrinas da religião verdadeira devem ser eles próprios exemplos de pureza e santidade.

recitas meus estatutos – Minhas leis. Isso evidentemente se refere mais ao ensino de outros do que à profissão de sua própria fé. A linguagem seria aplicável aos sacerdotes sob o sistema judaico, dos quais se esperava que não apenas conduzissem os serviços religiosos externos, mas também instruíssem o povo; para explicar os princípios da religião; para ser os guias e professores dos outros. Compare Malaquias 2:7 . Há uma semelhança notável entre a linguagem usada nesta parte do salmo Salmos 50:16-20 e a linguagem do apóstolo Paulo em Romanos 2:17-23 ; e parece provável que o apóstolo naquela passagem tinha essa parte do salmo em seus olhos. Veja as notas dessa passagem.

e pões meu pacto em tua boca? – seja como professando fé nele, e um propósito para ser governado por ele – ou, mais provavelmente, como explicando-o a outros. A “” aliança “” aqui é equivalente à “lei” de Deus, ou aos princípios de sua religião; e a ideia é que aquele que se propõe a explicar isso aos outros, seja ele mesmo um homem santo. Ele não pode ter nenhum “direito” de tentar explicá-lo, se for o contrário; ele não pode esperar ser “capaz” de explicá-lo, a menos que ele mesmo veja e aprecie sua verdade e beleza. Isso é tão verdadeiro agora para o Evangelho quanto era para a lei. Um homem ímpio não pode ter o direito de realizar a obra do ministério cristão, nem pode ser capaz de explicar a outros o que ele mesmo não entende. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 50:15 Salmo 50:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.